Seis candidatos definem vices e coligações para disputar a prefeitura da cidade
Depois de muita espera, os até então pré-candidatos oficializaram as suas candidaturas para disputar a prefeitura de Sumaré. Os políticos divulgaram os nomes de seus vices e a suas respectivas coligações partidárias.
O primeiro a oficializar foi Henrique do Paraíso. O atual vice-prefeito já foi vereador e deputado federal. Em convenção da coligação “Sumaré Para Todos”, Henrique anunciou a sua candidatura, bem como a de seu vice, André da Farmácia. André é filho do ex-vereador e ex-secretário municipal Wellington da Farmácia, e foi o segundo vereador mais votado nas últimas eleições.
A coligação conta com além do partido de Henrique, o Republicanos, o MDB (partido de André), Solidariedade, PMB, Agir e PL.
No último sábado, dia 04 de agosto, foi a vez de Willian Souza, do PT, oficializar a sua candidatura. O político ficou conhecido pela sua atuação na Villa Soma e atualmente é vereador de Sumaré, sendo eleito presidente da Câmara Municipal por duas vezes. O nome de seu vice já era conhecido e foi confirmado: Décio Marmirolli que já foi vereador da cidade por vários mandatos.
Além da federação PT, PCdoB e PV também fazem parte da coligação PSB, PDT, PRD, União Brasil e Avante.
Também no sábado foi a vez de Ana Cléia oficializar seu nome na disputa. A única mulher a disputar as eleições para a prefeitura, Ana faz parte do Rede Sustentabilidade, e disputará essa eleição dentro da federação com o PSOL. Na cidade, Ana foi presidente da Associação de Moradores e membro de Conselhos Municipais, além de trabalhar na Alesp como assessora parlamentar. Seu vice é Sidney Silva.
Já no domingo foi a vez de Éder Dalben bater o martelo. O político que é o sucessor apontado por seu sobrinho e atual prefeito, Luiz Dalben, escolheu como seu vice um nome conhecido na cidade, mas que há algum tempo está fora dos holofotes: Dr. Rui. A coligação é formada pelo partido de Éder, o Cidadania, pelo partido do Dr. Rui, o PSDB e também pelo PSD, PP e PRTB, sigla de Silvio Coltro, que acabou decidindo não disputar as eleições e apoiar a família Dalben.
Domingo também foi o dia de Guilherme Dall’Orto. Apesar dos rumores – que se tornaram até caso de polícia – de que ele não sairia candidato em detrimento de um outro nome, Guilherme confirmou a sua participação no pleito. Seu vice será Vanderson Mendonça e a coligação é composta pelo seu partido, o Podemos e pelo Democracia Cristã.
Apesar de ter sido divulgada na imprensa regional, não há nenhuma menção à convenção nas redes sociais de Guilherme e de seu vice. Nem mesmo uma foto juntos celebrando o fato foi divulgada e até o momento não houve pronunciamento de ambas as partes.
Por último, na última segunda-feira foi o dia de Toninho Mineiro do Mobiliza apresentar a sua candidatura em definitivo. A disputa será com chapa pura, ou seja, sem nenhuma coligação. Seu vice também é um nome conhecido na cidade: Warlei Fininho. O empresário dono de posto de gasolina já chegou a ser vereador da cidade.
Com o final do prazo para as coligações, os nomes divulgados foram esses. Nota-se a ausência de nomes como Silvio Coltro que fechou com a família Dalben, Wellington da Farmácia que fechou o seu apoio com Henrique e do advogado Roberto Guimarães que disputou as últimas eleições mas não quis participar desta.