segunda-feira, 2 dezembro, 2024
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Rotina de autocuidado e skincare aumentam entre os homens: veja as tendências

Produtos de beleza, rotinas de skincare e autocuidado nunca foram tópicos exclusivos das
mulheres, mas a sociedade assim decidiu – e qualquer um que desviasse desta “norma” virava
alvo de comentários preconceituosos. Mas, ao que tudo indica, isso vem mudando nos últimos
anos e assuntos voltados ao universo da beleza estão, cada vez mais, fazendo parte da rotina
dos homens.

Isso fica evidente na pesquisa da realizada pela WGSN, empresa que faz previsões de consumo e
comportamento. Segundo a especialista em tendências Mariana Santiloni, esse interesse foi
impulsionado durante a pandemia do coronavírus.

O trabalho remoto e as chamadas de vídeo fizeram com que os homens se preocupassem com a
aparência e passassem a investir mais tempo e dinheiro nas rotinas de beleza”.

A mudança ocorre, principalmente, entre os homens da geração Y, ou Millenials, aqueles
nascidos entre 1981 e 1995: “[Eles] estão chegando à fase dos 30 e 40 anos, representando a
maior população adulta e apresentando uma renda global de 2,5 trilhões de dólares”, apresenta
o estudo.

O jogo virou… Mas por quê?

Santiloni destaca que o estudo recente “apontou que 40% dos homens, entre 31 e 45 anos,
passam cerca de 45 minutos diários cuidando da aparência e estão cada vez mais interessados
pela saúde da pele”. Além disso, no TikTok, a hashtag #GRWM com conteúdos para os homens
contabiliza mais de 7 bilhões de visualizações!

A exemplo disso, celebridades como MC Daniel e Filipe Ret falam abertamente sobre vaidade e
assumem que gostam de investir em autocuidado. Mas mais do que procedimentos estéticos,
eles ressaltam a importância dos cuidados pessoais e a rotina regrada de exercícios. Portanto,
ter celebridades abordando o assunto também ajuda a acabar com a cultura da masculinidade
tóxica.

Estresse, ansiedade e a rotina exaustiva também são alguns dos fatores que pesaram nessa
mudança. Isso porque eles estão entre os vilões por trás do aumento dos casos da chamada
alopécia androgenética, ou calvície masculina.

Estas questões psicológicas também são responsáveis pelo embranquecimento precoce dos fios,
fazendo com os homens se preocupem mais com a saúde dos cabelos.

Tratamentos e produtos de beleza em alta

De acordo com dados da Sociedade Internacional de Cirurgia de Restauração Capilar, a procura
por transplante capilar sofreu um aumento de 250% em 2021 comparado a 2010. O transplante,
seja de cabelo ou barba, se popularizou entre anônimos e famosos, como Malvino Salvador,
Sergio Guizé, Lucas Lucco e os ex-BBBs Caio Afiune e Eliezer.

“Um em cada 13 homens está procurando cirurgias de transplante capilar e produtos [para
tratamento], então os serviços para manter a saúde dos cabelos seguem em alta”, detalha.

Já o interesse produtos com retinol para homens cresceu mais de 100% nos últimos 12 meses:
“Os cuidados masculinos deixaram para trás a narrativa tóxica que dominou o setor nas últimas
décadas, assumindo uma perspectiva mais progressista”, analisa Mariana.

O “brotox” (junção das palavras “brother” e “botox”) é outro procedimento em evidência e nada
mais é do que o já famoso botox, mas com técnicas voltadas para o público masculino.

Itens básicos como sabonetes faciais, produtos para a barba e maquiagem também estão sendo
criados com foco nos homens. Tudo isso faz parte do conceito de “bathscaping” (junção das
palavras banho e fuga, em inglês), que trata o banho como um momento terapêutico, de fuga
ou um ritual de relaxamento após um longo dia de trabalho.

E não para por aí!

A WGSN prevê um crescimento de 110 bilhões de dólares no mercado de cuidados masculinos
até 2030. A especialista afirma, ainda, que o setor “deverá passar por uma mudança progressiva
até 2026, com a inclusão assumindo um papel fundamental na indústria”.

O motivo é que as marcas estarão ainda mais focadas em criar produtos específicos para as
necessidades deste público, sem deixar de lado a preocupação com a sustentabilidade: como já
comentamos por aqui, a tendência é que os produtos de beleza sejam desenvolvidos gerando o
menor impacto ambiental possível.

“Veremos cada vez mais produtos eficazes e fáceis de aplicar para simplificar as rotinas de
cuidado pessoal.”

Por: gshow

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