O jornalista e radialista Eduardo Sona é o convidado para a palestra mensal gratuita da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa (ADCE) – Campinas, no dia 28 de outubro (segunda), às 19h30, onde abordará o uso da Inteligência Artificial (IA), especialmente na área da Educação. A palestra acontece no Centro Pastoral Monsenhor Fernando de Godoy Moreira, na Rua Hermas Braga, 186 – próximo ao Santuário Santa Rita de Cássia, em Campinas.
A Inteligência Artificial tem se tornado uma ferramenta essencial na educação atual, oferecendo personalização do aprendizado, automação de tarefas administrativas e acesso a recursos educacionais inovadores. Aplicações práticas incluem tutores virtuais que auxiliam alunos em suas dúvidas, softwares de análise de dados que ajudam educadores a monitorar o progresso dos alunos, e plataformas de aprendizado adaptativo que ajustam o conteúdo de acordo com o ritmo do estudante.
Com mais de quarenta anos de experiência no setor de comunicação, Eduardo Sona é autor do livro ‘Inteligência Artificial na Sala de Aula – Desafiando o Presente e Modelando o Futuro da Educação’, onde descreve a obra “como uma porta de entrada para a nova era educacional, onde a IA está desafiando o status quo da aprendizagem”.
Sona afirmou que, em sua trajetória profissional, juntamente com outros profissionais de comunicação e engenharia, criou na década de 1980 a LaserLine, a primeira empresa a introduzir os totens interativos em shoppings no Brasil. “Na década de 1990, experimentei novamente o pioneirismo, ao criar a primeira loja de jogos de Realidade Virtual do Brasil, a VR World. Hoje, trago algo ainda mais fascinante – a fusão entre Educação e Inteligência Artificial. Apesar das minhas quatro décadas de experiência, nesta jornada, considero que somos todos aprendizes, navegando nas águas turbulentas da inovação tecnológica”, explicou o palestrante.
Atualmente, Sona pesquisa e desenvolve projetos de IA, sendo o criador da primeira integração do ChatGPT ao WhatsApp ‘Fale com Lia’ no Brasil e realiza palestras sobre a IA para empresas e escolas.
Participam também do evento o diretor da ADCE Campinas, Paulo Roberto Toledo Corrêa, e o reitor do Santuário de Santa Rita de Cássia, padre José Trasferetti. Inscrições gratuitas devem ser feitas através do link: https://www.sympla.com.br/evento/palestra-adce-inteligencia-artificial/2671954
Missão – Conforme o diretor da ADCE Campinas, o objetivo da entidade é unir, orientar e motivar os dirigentes de empresas para a prática efetiva do pensamento social-cristão, comprometendo-se com seu melhoramento pessoal e com a transformação do ambiente empresarial. “A ADCE busca a edificação de uma sociedade mais justa, que promova a dignidade da pessoa e tenha como objetivo o bem comum. Quem desejar conhecer melhor essas propostas, estamos à disposição pelo telefone (19) 99791-1991”, acrescentou Toledo Corrêa.
Perfil – A Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresa (ADCE) é uma sociedade civil de caráter cultural e educativo, sem fins lucrativos, fundada no Brasil em 1961, inspirada no movimento internacional de empresários cristãos que surgiu na França em 1927 com o nome UNIAPAC (International Christian Union of Business Executives). A ideia era reunir líderes empresariais que compartilhassem os valores cristãos e que buscassem aplicá-los em suas empresas e na sociedade em geral. Foi também uma resposta de empresários católicos na Europa à grande crise econômica e social decorrente da primeira Guerra Mundial.
Fonte: Roncon & Graça Comunicações