Uma Oportunidade de Desenvolvimento Pessoal e Social
A Fundação Educar, com 35 anos de dedicação ao protagonismo estudantil e ao desenvolvimento de competências socioemocionais, anuncia a abertura das inscrições para a Academia Educar Online. O projeto visa conectar jovens de todo o Brasil em uma jornada de liderança, autoconhecimento e impacto social, com inscrições gratuitas até o dia 16 de março.
Introdução
A Fundação Educar, reconhecida por seu compromisso com a educação e o desenvolvimento de jovens, lançou as inscrições para a Academia Educar Online, um programa que promete transformar a vida de estudantes de 13 a 18 anos em todo o Brasil. Durante os meses de março, abril e maio, os jovens terão a oportunidade de participar gratuitamente dessa experiência que une estudantes de diferentes realidades em um ambiente de aprendizado colaborativo e inspirador.
A formação oferecida pela Academia Educar Online é fundamentada nos quatro pilares da educação: Aprender a Ser, Aprender a Fazer, Aprender a Aprender e Aprender a Conviver. Esses pilares são essenciais para a construção do projeto de vida e a atuação social dos participantes. Para se inscrever, os interessados devem acessar o link bit.ly/academiaonline25 até o dia 16 de março.
Novos formatos, novas abrangências
O formato online da Academia Educar foi criado em 2020, em resposta à pandemia, como uma maneira de continuar a impactar jovens na construção de seus projetos de vida e na descoberta de suas potencialidades. Cristiane Stefanelli, gestora da Fundação Educar, destaca a importância desse formato: “Além de seguirmos com o formato presencial há 35 anos em Campinas (SP), entendemos que seria extremamente importante consolidar o formato online, pois é uma forma de chegar a lugares que não estaríamos e impactando muito mais jovens. Desde que começamos a Academia Educar Online temos exemplos de jovens protagonistas e líderes inspiradores de várias partes do Brasil.”

Sobre competências socioemocionais
O desenvolvimento de competências socioemocionais é um dos focos da Academia, e um estudo da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) reforça a relevância desse tema. A pesquisa, que envolveu 16 países, revelou relações significativas entre competências socioemocionais e desempenho acadêmico, além de um impacto positivo no bem-estar psicológico dos jovens. Programas de apoio, como o da Academia Educar, também têm mostrado eficácia na redução de índices de criminalidade, violência e subemprego.
Os encontros da Academia Educar Online contarão com recursos de acessibilidade, incluindo tradução em libras, legendas e audiodescrição. Os participantes receberão certificados ao final da formação, que ocorrerá às quintas-feiras, às 18h30, por meio da plataforma Zoom. Cristiane Stefanelli enfatiza a metodologia do projeto: “O projeto da Academia Educar é pioneiro e conta com uma metodologia robusta, de jovem para jovem, com oficinas, projetos autorais dos participantes e tutoria de protagonistas que já participam do projeto. Em seus 35 anos de existência, já proporcionou a milhares de jovens a oportunidade de entender quem são e como aplicar seu potencial no mundo.”
Sobre a Fundação Educar
A Fundação Educar, que atua como o investimento social da Companhia DPaschoal, tem como missão transformar a sociedade por meio da educação para a cidadania. Seus projetos são organizados em eixos como “Educar Para o Protagonismo”, “Educar Para Ler”, “Educar Para Empreender”, “Cooperar com o Social” e “SER Educar”, todos voltados para garantir que os indivíduos se reconheçam como protagonistas de suas vidas e comunidades.
Serviço
Inscrições para Academia Educar Online
Para quem: Jovens estudantes de todo Brasil com idades entre 13 e 18 anos.
Prazo de inscrição: Até 16 de março
Como se inscrever gratuitamente: bit.ly/academiaonline25
Fonte: Boas Histórias Comunicação