O documentário “Cicatriz”, da cineasta Débora Castro, que narra a história de seu pai, ex-preso político torturado durante a ditadura militar, estreia no dia 09 de março no MIS-Campinas.
O documentário “Cicatriz” traz à tona as memórias da ditadura militar brasileira, resgatando a história de Claudinei, pai da cineasta Débora Castro, que foi preso e torturado em 1972. A obra, que estreia no dia 09 de março no Museu da Imagem e do Som de Campinas, propõe uma reflexão sobre a violência institucionalizada e a importância da memória e da liberdade.
Débora, que desde pequena se intrigava com a cicatriz de seu pai, usou essa busca por respostas para criar um filme que não só narra sua história pessoal, mas também aborda os traumas históricos que ainda reverberam na sociedade contemporânea. “Este documentário é uma jornada de resgate, reconhecimento e resistência contra o esquecimento”, afirma a diretora. O filme também inclui depoimentos de adolescentes em medidas socioeducativas, evidenciando que as estruturas de repressão e exclusão persistem nos dias de hoje.
“Cicatriz” foi selecionado no Edital 02/2023 da Lei Paulo Gustavo de Campinas, para produção de curta e média metragem. Após as exibições, haverá uma roda de conversa com a diretora e seu irmão, Leonel Cabral, que é psicólogo clínico e também participa do documentário. Leonel traz sua experiência no tratamento de dependência química e no atendimento a Transtorno de Estresse Pós-Traumático, ressaltando a relevância do tema.
A diretora celebra a estreia do filme próxima ao Oscar, destacando a importância de discutir a brutalidade da ditadura. “Mais que a história do meu pai, o filme fala da história do país”, conclui Débora, enfatizando a necessidade de esclarecer os traumas deixados pela ditadura para evitar que se repitam.

Para mais informações sobre o documentário, é possível acompanhar o Instagram @cicatriz.doc.
Sobre a diretora: Débora Castro Cabral, formada em Produção Audiovisual pela Universidade Paulista e em Pedagogia pela Unicamp, possui 17 anos de experiência no audiovisual, tendo trabalhado em diversos longas e curtas-metragens. Ela já foi premiada em festivais de videoclipes e tem um histórico significativo na área.
Serviço:
CICATRIZ, documentário de Débora Castro
Estreia: dia 09 de março de 2025 (domingo)
Horário: 19h30 e 20h30
Grátis.
Local: MIS – Museu da Imagem e do Som de Campinas
Endereço: Rua Regente Feijó 859, Centro, Campinas/SP
Mais informações: https://www.even3.com.br/estreia-cicatriz-530805/
Próximas exibições gratuitas:
20/03/2025 – Casa de Cultura Aquarela, às 19h30 ( R. Antônio Carlos Neves, 338 – Chácaras Campos Elíseos – Campinas/SP)
29/03/2025 – MIS Campinas, às 19h30
Fonte: A2N Comunicação