segunda-feira, 21 abril, 2025
Formatar Data em JavaScript

Amcham revela otimismo cauteloso de executivos para crescimento em 2025

Uma pesquisa da Amcham, apresentada em Campinas, indica que 92% das empresas brasileiras esperam aumento no faturamento em 2025, apesar de preocupações com riscos econômicos.

Em um cenário global de incertezas econômicas e políticas, os executivos brasileiros demonstram otimismo em relação ao crescimento de seus negócios para 2025. A Pesquisa Plano de Voo 2025, divulgada pela Amcham Interior de São Paulo, revelou que 92% dos líderes empresariais esperam um aumento no faturamento, com 36% projetando crescimento superior a 15%. No entanto, esse otimismo é acompanhado de cautela, com atenção especial aos riscos que podem impactar o desempenho econômico.

Realizada entre 16 de dezembro de 2024 e 21 de janeiro de 2025, a pesquisa ouviu 775 líderes, incluindo CEOs e diretores de empresas de médio e grande porte. O evento de lançamento ocorreu no Teatro Oficina do Estudando, em Campinas, com a presença de mais de 500 lideranças, além do Vice-Governador Felício Ramuth e representantes da prefeitura e da Investe SP.

Os principais riscos apontados pelos entrevistados incluem taxas de juros elevadas (77%), desequilíbrio fiscal (64%), inflação alta (63%) e desvalorização do câmbio (59%). Abrão Neto, CEO da Amcham Brasil, destaca que a expectativa de crescimento está ligada à necessidade de estabilização fiscal e maior previsibilidade internacional.

A pesquisa também aponta que fatores externos, como a política econômica do novo governo dos EUA e disputas geopolíticas, devem influenciar a economia brasileira. Para 60% dos entrevistados, a política comercial americana e suas mudanças sob Donald Trump são prioridades, assim como o fortalecimento das relações comerciais entre Brasil e EUA.

Os empresários sugerem que a agenda econômica do governo deve focar em política econômica (90%), investimentos em infraestrutura (54%) e geração de empregos (40%). Quanto à reforma tributária aprovada em 2023, 64% dos líderes a consideram regular ou boa, mas expressam dúvidas sobre sua implementação e impacto na competitividade.

Para mais informações e dados completos da pesquisa, acesse o site da Amcham Brasil: https://www.amcham.com.br/pesquisa-pdv.

Fonte: Comunicação Estratégica Campinas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Post

Popular

Descubra mais sobre Jornal Spasso Cidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading