A luta contra a AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) ganha um reforço significativo com a campanha Dezembro Vermelho, que destaca a importância da prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas pelo vírus HIV. Esta mobilização nacional também conta com a participação dos alunos do curso técnico de Enfermagem da Escola Grau Técnico Sumaré.
Nesta semana, os estudantes realizaram uma ação de conscientização no Hospital e Maternidade Municipal Mário Covas, em Hortolândia. Durante a atividade, os alunos distribuíram folders informativos e ofereceram orientações a pacientes, familiares e colaboradores. A iniciativa foi realizada em parceria com a Educação Permanente e o Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) do hospital.
“Os alunos visitaram as recepções, quartos de pacientes internados e áreas comuns, levando informações importantes sobre o vírus, incluindo sintomas, tratamento, prevenção e, especialmente, a importância de combater o preconceito”, explica Maria Solange Santos, enfermeira de Educação Permanente do Hospital Mário Covas.
Todo o material utilizado foi elaborado pelos próprios alunos de Enfermagem, o que enriqueceu ainda mais o conteúdo e facilitou a abordagem do público. A ação foi planejada para alcançar não apenas colaboradores, mas também pacientes e seus familiares, ampliando o impacto da campanha. A atividade foi muito bem recebida, com relatos positivos de colaboradores, pacientes e acompanhantes que destacaram a relevância das informações compartilhadas.
“O Dezembro Vermelho é uma oportunidade valiosa para reforçar ações que conscientizem sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Nós, do Grau Técnico, somos gratos por participar desta importante iniciativa que beneficia diretamente a comunidade”, comenta Adriana Guerra, gestora do Grau Técnico Sumaré.
Em 2023, o Brasil registrou um aumento de 4,5% nos casos de HIV em comparação a 2022. Apesar do aumento na detecção de casos, a taxa de mortalidade por AIDS foi de 3,9 óbitos, a menor desde 2013, segundo dados do Ministério da Saúde.
Para se envolver na campanha Dezembro Vermelho, a comunidade pode participar de eventos de conscientização, compartilhar informações nas redes sociais e apoiar instituições que trabalham na prevenção e no tratamento do HIV.
Fonte: ImPauta Comunicação