quinta-feira, 3 julho, 2025
Formatar Data em JavaScript

MIS-Campinas inaugura exposição em comemoração aos 50 anos do Núcleo de Cinema de Animação

O MIS-Campinas abre a Exposição Comemorativa do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas no dia 14 de maio, às 19h, celebrando meio século de história. O Núcleo, fundado em 1975, é um dos principais centros de animação do Brasil, com mais de 400 curtas e dois longas-metragens produzidos.

Em 2025, o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas celebra meio século de história, se firmando como um dos mais longevos centros de produção, ensino e pesquisa de animação do Brasil e do mundo. O Núcleo foi fundado em 1975 por Wilson Lazaretti e, desde 1979, conta também com a colaboração de Maurício Squarisi, numa trajetória que, entre trabalhos autorais e filmes realizados coletivamente em oficinas, produziu, até agora, mais de 400 curtas e dois longas-metragens.

Wilson Lazaretti
Maurício Squarisi

Agora, a festa chega ao MIS-Campinas, que abriga a Exposição Comemorativa Núcleo 50 anos a partir do dia 14 de maio. Com curadoria de Lucas Vega, Filipe Miranda, Roberta Santana e Rafaela Repasch, novos nomes ligados ao Núcleo, a exposição apresenta um panorama amplo desses 50 anos, com desenhos, fotos, sequências animadas e uma série de equipamentos como mesas de luz e zootroscópio, para que os visitantes mergulhem no mundo da animação.

O Núcleo se destaca pela formação de novos talentos e pela realização de oficinas que já passaram por diversas regiões do Brasil e do exterior, incluindo atividades com comunidades indígenas, quilombolas, e com pessoas com deficiência. Mais do que ensinar a técnica, o Núcleo desenvolveu uma filosofia própria: a animação como uma forma de expressão do traço único de cada um, acessível a qualquer pessoa, seja criança, jovem ou adulto.

Foram realizadas mais de 2500 oficinas e, em 2014, outro marco importante: a finalização de seus dois primeiros longas de animação. Escrito e dirigido por Mauricio Squarisi, “Café um dedo de Prosa” conta a história da bebida e sua influência na história do Brasil. “História Antes de uma História“, com roteiro e direção de Wilson Lazaretti, foi um dos cinco finalistas na categoria de Melhor Filme de Animação na 5ª edição do Prêmio Platino do Cinema Ibero-Americano e em breve estará disponível no Youtube aqui.

A exposição passou pelo CCLA – Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas (CCLA) e ocupa o MIS-Campinas até o dia 13 de junho. Ela é parte do Projeto Núcleo de Cinema de Animação: 50 anos, contemplado no Edital Fomento CULTSP nº39/2024, por iniciativa da Diálogos Produções Culturais, e tem apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Programa de Ação Cultural – ProAC e o Fomento CULTSP.

Mais informações podem ser acessadas no novo site do Núcleo: nacampinas.org.br ou pelas redes sociais: @ncacampinas no Instagram e Facebook.

Fonte: A2N Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Post

Popular

Descubra mais sobre Jornal Spasso Cidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading