quinta-feira, 12 dezembro, 2024
Formatar Data em JavaScript

Votação do Projeto que Concede Gratuidade em Ônibus de Sumaré Acontece Hoje na Câmara

Hoje, a Câmara Municipal de Sumaré se prepara para uma importante votação que pode transformar o acesso ao transporte público na cidade. O Projeto de Lei nº 13/2023, que concede passe livre nos ônibus em datas específicas, será debatido na sessão ordinária desta terça-feira (5).

A proposta, de autoria do vereador Willian Souza (PT), permitirá que os usuários do transporte coletivo municipal utilizem gratuitamente o serviço durante campanhas de vacinação de grande relevância, dias de eleições e na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A votação está marcada para as 10h, no Plenário José Maria Matosinho, e poderá ser acompanhada ao vivo pelo YouTube.

Conforme a propositura, as datas de vacinação serão definidas pelo Executivo municipal por meio de decreto. A isenção para os dias de eleições será válida apenas para pleitos onde o voto é obrigatório. Já para o ENEM, a gratuidade se aplicará apenas aos candidatos que prestarão o exame.

O PL também determina que os dias e horários de passe livre sejam fixados mediante decreto do Executivo municipal. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Rural de Sumaré será responsável por estabelecer um quadro de horários para essas datas e fiscalizar sua execução.

Segundo Willian Souza, “o acesso democrático de toda a população à saúde, educação e ao processo eleitoral é garantido pela Constituição Federal, em diversos artigos. A atribuição de passe livre nessas datas tem como objetivo democratizar ainda mais o acesso da população às políticas públicas de saúde e educação, bem como o acesso ao processo eleitoral, cujo voto no Brasil é obrigatório, mas também direito de todas e todos os cidadãos. Assim, todos os usuários poderão circular gratuitamente nestes dias, passando pela roleta sem pagamento de qualquer espécie”.

ORDEM DO DIA
Além de requerimentos e moções, os vereadores de Sumaré votarão também nesta terça-feira outro projeto de lei. O PL nº 144/2023, de autoria do vereador Sirineu Araújo (PRTB), autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa de Capacitação e Amparo Psicológico para mães ou tutores legais de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. A proposta retorna à pauta após pedido de vista do vereador Lucas Agostinho (União Brasil).

Fonte: Câmara de Sumaré

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Post

Popular

Descubra mais sobre Jornal Spasso Cidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading