Quem nunca acordou se sentindo um balão cheio? Pois é, o inchaço corporal pode aparecer mesmo quando a gente tá se cuidando direitinho. E com o calor chegando, nosso corpo fica ainda mais propenso a reter líquidos. Mas calma, que a gente tem a solução!
A endocrinologista Fernanda Braga explica que o inchaço acontece quando nosso corpo produz mais gases no sistema digestivo e tem dificuldade de eliminá-los. “Essa retenção de água pode acontecer pelo tipo de alimento que ingerimos – principalmente os ultraprocessados – e pelo consumo de bebida alcoólica em excesso”, conta a doutora.
Quer saber como dar um chega pra lá nesse inchaço? Anota aí essas dicas preciosas:
- Hidratação é tudo, minha gente!
A água é a grande estrela aqui. “É importante beber água mesmo, não apenas suco, café, chá, mas água filtrada ou mineral”, ressalta Fernanda. Quer saber se tá bebendo água o suficiente? É só dar uma espiada na cor do xixi – tem que estar clarinho, viu? - Fibras são suas melhores amigas
Nosso intestino ama as fibras! A doutora Fernanda recomenda investir em frutas, verduras e leguminosas. Seu corpinho vai agradecer! - Mexa esse corpinho!
Nada de ficar parado, hein? “Se nos exercitarmos por uma hora e ficarmos sentados nas outras 23 horas do dia, também é um tipo de sedentarismo”, alerta Fernanda. Que tal subir escadas ou dar uma caminhadinha? Toda movimentação conta! - Álcool? Só de leve!
Aquela caipirinha na praia é uma delícia, mas cuidado! O excesso pode deixar a barriguinha inchada. Lembra que essas calorias são vazias, ou seja, zero nutritivas? Então, beba com moderação. - Nada de loucuras com dietas
Fernanda avisa: nada de fazer dietas malucas! “Restringir alimentos não vai ser a solução para o seu inchaço”, ela explica. E jejum sem orientação? Nem pensar! “Você vai se sentir mal e não vai se nutrir direito”, alerta a doutora.
Agora, se você mudou seus hábitos e o inchaço não deu trégua, é hora de procurar ajuda profissional. “Se o inchaço vier com dor abdominal, enjoo, vômito ou redução de apetite e não melhorar com o tempo, é preciso consultar um médico”, recomenda Fernanda.
Com essas dicas, você já pode começar a batalha contra o inchaço. Lembre-se: seu corpo é único, então respeite seu ritmo e curta o processo. Boa sorte na missão ‘corpo sequinho’!