A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de Hortolândia está em plena capacitação para reforçar o combate ao Aedes aegypti durante o verão, que começa no dia 21 de dezembro. As equipes da Prefeitura estão recebendo treinamento sobre arboviroses ao longo desta semana, uma ação importante diante da tendência de aumento de casos de Dengue no calor intenso da estação.
O veterinário Evandro Alves Cardoso explica que os agentes também receberão instruções sobre a Febre de Oropouche, uma arbovirose com sintomas semelhantes aos da Dengue e Chikungunya. “Com a chegada do verão e o consequente aumento da temperatura, há uma tendência de maior atividade dos escorpiões e aumento da incidência de outras doenças, como Febre Maculosa e Leptospirose. Por isso, abordaremos esses conteúdos no treinamento. É fundamental que as equipes estejam capacitadas para enfrentar esses desafios”, ressalta o veterinário.
As equipes da UVZ já participaram de um treinamento na semana passada, onde receberam atualizações sobre os números e dados da situação das arboviroses e a infestação do mosquito na cidade, além de um comparativo com o cenário estadual e nacional. Também foram apresentados os resultados da Análise de Densidade Larvária (ADL) realizada no mês anterior.
Semana de Mobilização
A UVZ informa que o treinamento será realizado em horários que não conflitam com as ações externas e de rotina das equipes. Em paralelo, Hortolândia participa da Semana de Mobilização contra a Dengue, promovida pelo governo do Estado, que visa orientar e prevenir a população sobre as arboviroses.
Durante esta semana, as equipes da UVZ realizam visitas casa a casa nas regiões do Jardim Nova Hortolândia e Jardim Sumarezinho. O veterinário Evandro Alves Cardoso destaca que a ação será intensificada na região do Jardim Novo Horizonte, onde foi registrada uma grande infestação de Aedes aegypti e casos suspeitos de Dengue. O objetivo das visitas é eliminar possíveis criadouros do mosquito, atuando na fase larval. Caso sejam encontradas larvas, as equipes recolhem amostras para identificação em laboratório. Segundo a UVZ, 80% dos focos de criadouros estão nas residências.
Durante as visitas, os agentes também orientam os moradores sobre como evitar a proliferação do Aedes aegypti e investigam se alguém na casa apresenta sintomas de Dengue, Zika ou Chikungunya. Se houver casos suspeitos, a recomendação é que a pessoa procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.
A Prefeitura solicita que os moradores permitam a entrada dos agentes da UVZ, que estão identificados com crachá e uniforme. Para informações sobre as ruas e regiões que receberão a ação, a população pode entrar em contato com a UVZ pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.
Vacinação
Simultaneamente ao treinamento da UVZ e às ações casa a casa, a Prefeitura de Hortolândia continua com a vacinação contra a Dengue. Para incentivar a adesão do público-alvo de 6 a 16 anos, a vacinação é realizada diariamente em algumas UBSs, das 8h às 15h30. A Prefeitura ampliou a faixa etária para receber a vacina, em resposta à baixa adesão e para evitar a perda de doses por vencimento.
O esquema vacinal contra a Dengue consiste em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. A Prefeitura reforça a importância de que as famílias levem crianças e adolescentes que já receberam a 1ª dose para a 2ª dose, mesmo que o prazo tenha ultrapassado três meses.
A vacinação contra a Dengue começou em 17 de abril deste ano, inicialmente para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, e a aplicação da segunda dose teve início em 17 de julho, conforme as orientações do Ministério da Saúde.
Dias da Semana e UBSs para Vacinação:
- Diariamente: Adelaide / Orestes Ôngaro
- Segundas e Quartas-feiras: Campos Verdes / Dom Bruno Gamberini
- Terças-feiras: Figueiras / São Bento / Santa Clara
- Quartas-feiras: Taquara Branca
- Quintas-feiras: Parque do Horto / Santa Esmeralda / Santiago
- Quintas e Sextas-feiras: Amanda I
- Sextas-feiras: Nova Europa / Novo Ângulo / Rosolém / São Jorge
Fonte: Departamento de Comunicação, Prefeitura Municipal de Hortolândia