A Prefeitura de Nova Odessa anunciou que os exames de tomografia de urgência e emergência passarão a ser realizados no Hospital e Maternidade Municipal Dr. Acílio Carreon Garcia, com a abertura da licitação marcada para o dia 18 de fevereiro.
A Prefeitura de Nova Odessa está em fase final de licitação para a contratação de uma empresa especializada que realizará os exames de tomografia de urgência e emergência no Hospital Municipal. A licitação, na modalidade Pregão Eletrônico, busca garantir maior transparência e competitividade ao processo, com a abertura marcada para o próximo dia 18 de fevereiro.
O tomógrafo será instalado em uma sala que anteriormente serviu como unidade respiratória durante a pandemia de Covid-19, em 2021, e ficará ao lado da nova UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Municipal. O equipamento atenderá pacientes do Pronto Socorro Adulto e Pediátrico, da UTI Municipal e da Clínica Médica.
Atualmente, os exames de tomografia de urgência são realizados em uma clínica em Americana, o que exige o transporte dos pacientes do Pronto Socorro do HMNO até a cidade vizinha. Em média, cerca de 160 exames desse tipo são realizados mensalmente, atendendo a demanda de urgência e emergência de Nova Odessa.
O vice-prefeito Alessandro Miranda, conhecido como Mineirinho, destacou a importância da medida durante uma visita ao Hospital Municipal. Ele afirmou que a viabilização das tomografias é um compromisso da gestão, ressaltando que o exame é crucial para salvar vidas em situações de emergência.
A secretária municipal de Saúde, Adriana Welsch, também enfatizou a relevância da instalação do tomógrafo, que atende a um pedido dos médicos emergencistas, especialmente devido ao aumento de acidentes de trânsito. Ela elogiou o empenho da administração municipal em agilizar os atendimentos e a economia que a nova estrutura proporcionará.

A atual gestão tem promovido melhorias significativas na Saúde de Nova Odessa, com um aumento de 104,9% nos atendimentos médicos entre 2020 e 2024. O investimento da Prefeitura em Saúde subiu de R$ 51,1 milhões em 2020 para R$ 87,3 milhões em 2024, representando um crescimento de 70,9%. Em 2024, a gestão investiu 31% do Orçamento Municipal Anual em Saúde Pública, superando o mínimo constitucional de 15%.
Fonte: Prefeitura de Nova Odessa