O Ambulatório de Especialidades de Sumaré promove mutirão de exames de espirometria para detecção precoce de doenças pulmonares em diferentes faixas etárias durante junho.
O Ambulatório de Especialidades de Sumaré iniciou na última sexta-feira (6) um mutirão de exames de espirometria voltado para usuários entre 18 e 40 anos. O procedimento é fundamental para a detecção precoce de doenças pulmonares, como asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Os atendimentos acontecem às sextas-feiras, das 13h às 16h, e aos sábados, das 7h30 às 13h30, durante todo o mês de junho.
- Data: Sexta-feira (6) e durante todo o mês de junho
- Horário: Sextas-feiras das 13h às 16h e sábados das 7h30 às 13h30
- Local: Ambulatório de Especialidades de Sumaré
Em maio, 250 pacientes acima de 40 anos participaram do mutirão, demonstrando o esforço do setor em ampliar o acesso ao exame para todas as faixas etárias. Para a próxima sexta-feira (13) e sábado (14), está programado um mutirão específico para crianças de 7 a 17 anos. Os exames são realizados pela fisioterapeuta pulmonar do Ambulatório Interdisciplinar, Helen Marques.
O secretário de Saúde de Sumaré, Rafael Virginelli, ressaltou a importância da iniciativa e do exame para identificar condições respiratórias que muitas vezes não apresentam sintomas evidentes nas fases iniciais.
Com o diagnóstico precoce, é possível iniciar o tratamento de forma mais eficaz, proporcionando melhor qualidade de vida aos pacientes.
Além do mutirão de espirometria, no último sábado (7), o Ambulatório de Especialidades promoveu mutirões de consultas nas especialidades de oftalmologia, otorrinolaringologia e dermatologia, totalizando 300 atendimentos durante o dia.
Também foram realizados atendimentos de primeiras consultas nas áreas de endocrinologia, cardiologia e nefrologia, ampliando o acesso da população de Sumaré e região Metropolitana de Campinas a serviços públicos de saúde especializados.
Essa ação reforça o compromisso da cidade e da região, incluindo municípios vizinhos como Nova Odessa, Hortolândia e Paulínia, em promover a saúde preventiva e o cuidado com a saúde respiratória da população.
Fonte: Divulgação