sábado, 18 outubro, 2025
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Sumaré: professores avaliam avanços e desafios da educação

No Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro, educadores de Sumaré refletem sobre as transformações recentes na educação e apontam prioridades como valorização profissional, inclusão efetiva e elaboração de políticas públicas a partir do diálogo com quem vive o cotidiano escolar. As reflexões reúnem experiências de professores da rede municipal, pedagogos e especialistas e interessam a profissionais da educação, gestores públicos, famílias e comunidade escolar.

Valorização profissional

Para Arthur Miranda, psicopedagogo especialista em Alfabetização e Gestão Escolar, a valorização docente é ponto de partida para qualquer mudança estrutural. Ele ressalta que é preciso reformular jornadas, ampliar tempo integral e adotar critérios técnicos para as gestões escolares, em vez de indicações políticas.

“A principal mudança nos últimos anos ocorreu em 2022, com a equiparação salarial entre os professores I e II. Foi uma conquista fruto da luta da categoria.”Arthur Miranda, psicopedagogo e especialista em Alfabetização e Gestão Escolar

Professor Arthur Miranda

Atualmente o valor da hora-aula está em R$ 29,90 e a equiparação entre professores I e II foi apontada como marco em 2022.

Desafios da tecnologia

Ênio Lopes ressalta que avanços como internet, dispositivos móveis e ferramentas de inteligência artificial ampliaram o acesso ao conhecimento e personalizaram a relação entre professores e alunos. Ao mesmo tempo, aponta novos desafios: falta de infraestrutura, desvalorização profissional e investimentos em plataformas feitos sem ouvir os docentes, o que gera soluções desconectadas da realidade escolar.

Professor Ênio Lopes

Inclusão e avaliação

Clélia de Cássia Corazzari, pedagoga e psicopedagoga, destaca que a inclusão é uma urgência que exige avaliação individualizada e recursos adequados. Ela critica a padronização que leva a situações em que alunos com necessidades especiais, como autistas, ficam sem acompanhamento apropriado, e alerta que uma inclusão mal conduzida pode resultar em exclusão.

Professora Clélia de Cássia Corazzari

Modelos híbridos e formação

Donizete Cosme de Oliveira observa que o período pós-pandemia acelerou o ensino online e consolidou modelos híbridos, possibilitando personalização do aprendizado e maior colaboração. Defende investimentos na formação continuada dos docentes e no desenvolvimento de habilidades do século XXI, como pensamento crítico e criatividade.

Professor da rede municipal Donizete Cosme de Oliveira

BNCC e participação

Sandy Vaughan, educadora e empresária, destaca que a implementação da Base Nacional Comum Curricular trouxe foco em competências e habilidades — empatia, resiliência e pensamento crítico. Mesmo assim, ressalta as defasagens da educação pública em infraestrutura, acesso à internet e formação continuada, e defende valorização docente, gestão eficiente e maior envolvimento da família e da comunidade.

Educadora e empresária Sandy Vaughan

Mensagem final

As opiniões convergem: houve avanços, mas o ritmo das transformações não acompanha plenamente as necessidades do século XXI. Tecnologia e inclusão avançaram, mas a valorização dos profissionais e a equidade entre escolas públicas e privadas permanecem desafios urgentes.

Neste Dia do Professor, a mensagem dos educadores de Sumaré é direta: é hora de reconhecer o papel fundamental do professor na construção de uma sociedade mais justa e de ouvi‑los, pois só quem vive a sala de aula sabe, de fato, o que a educação precisa para transformar o futuro.

Fonte: Da Redação

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