A Prefeitura de Sumaré segue com mutirão de exames de espirometria durante julho, oferecendo atendimento gratuito para moradores entre 7 e 40 anos, com foco na detecção precoce de doenças pulmonares como asma e DPOC.
Em junho, 70 pacientes entre 7 e 40 anos participaram da ação, que visa ampliar o acesso ao exame em todas as faixas etárias. A fisioterapeuta pulmonar do Ambulatório Interdisciplinar, Helen Marques, é responsável pela realização dos exames.
“Com o diagnóstico precoce, é possível iniciar o tratamento de forma mais eficaz, proporcionando melhor qualidade de vida aos pacientes”. Rafael Virginelli, secretário de Saúde
O secretário de Saúde, Rafael Virginelli, destacou a importância do mutirão e do exame para a rede pública de saúde em Sumaré.
“Estamos muito satisfeitos em poder atender esses pacientes que aguardavam pelo exame. É importante que não faltem no dia agendado. Caso precisem se ausentar, devem desmarcar com antecedência para que a vaga possa ser destinada a outra pessoa”. Helen Marques, fisioterapeuta pulmonar
Helen Marques ressaltou a necessidade do exame de espirometria para a obtenção da medicação broncodilatadora fornecida pela farmácia de Alto Custo.
Além do mutirão de espirometria, no último sábado (28), o Ambulatório de Especialidades promoveu mutirões de consultas nas áreas de oftalmologia, otorrinolaringologia, reumatologia, cardiologia, endocrinologia e nutrição, totalizando 265 atendimentos durante o dia.
- Data: sábado, 28 de junho
- Atendimentos: oftalmologia, otorrinolaringologia, reumatologia, cardiologia, endocrinologia e nutrição
- Total de atendimentos: 265
“Com essa iniciativa, conseguiremos diminuir a fila de espera, atendendo à população de forma mais rápida e eficaz”. Cássia Lobão, gerente do Ambulatório de Especialidades
A gerente do Ambulatório de Especialidades, Cássia Lobão, reforçou os benefícios dessas iniciativas para a saúde pública regional.
Essas ações impactam diretamente a população de Sumaré e também beneficiam moradores da Região Metropolitana de Campinas, incluindo as cidades vizinhas de Nova Odessa, Hortolândia e Paulínia, que buscam acesso facilitado a serviços públicos de saúde e prevenção de doenças respiratórias.
Fonte: Prefietura de Sumaré