A Escola Municipal Maria Aparecida de Jesus Segura, no Assentamento II, em Sumaré, colheu esta semana os primeiros tomates cereja e pés de alface roxa plantados na horta comunitária da unidade. O espaço integra um projeto educativo e sustentável que envolve cerca de 140 crianças do Ensino Infantil e do Fundamental I, com idades entre 4 e 10 anos, que participam de todas as etapas do cultivo.
A horta foi criada com o apoio da equipe escolar e da participação ativa dos alunos. Além de tomates e alfaces, já foram plantadas rúcula, cebolinha, milho, mandioca, cenoura, cheiro-verde e beterraba.
Os alimentos colhidos são utilizados na merenda escolar. Recentemente, a Secretaria de Educação apresentou amostras da Agricultura Familiar para avaliar produtos que passarão a compor a merenda das escolas municipais.
O programa integra um investimento de R$ 2 milhões, com produtos cultivados por pequenos agricultores locais que atenderão mais de 22 mil alunos da rede municipal.
Os alimentos são adquiridos por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que teve R$ 6 milhões em recursos recuperados neste ano após ficarem parados por cinco anos. Parte desse valor está sendo destinada à compra direta de frutas, verduras e legumes produzidos em Sumaré.
O secretário municipal de Educação, Danilo de Azevedo, comentou sobre a importância da iniciativa:
“Esses projetos fortalecem nossa política de oferecer uma merenda cada vez mais saudável, com alimentos frescos e produzidos de forma sustentável.”
O prefeito Henrique do Paraiso afirmou que a alimentação saudável das crianças é um dos pilares da educação e informou que recursos foram recuperados para ampliar a compra de alimentos destinados à merenda.
Fonte: Prefeitura de Sumaré


 
