segunda-feira, 24 março, 2025
Formatar Data em JavaScript

Sumaré Declara Emergência em Saúde Pública para Combater a Dengue

A Prefeitura de Sumaré publicou o Decreto nº 12.492, de 12 de março de 2025, que declara situação de emergência em saúde pública para intensificar ações contra a dengue e outras arboviroses.

A Prefeitura de Sumaré anunciou a publicação do Decreto nº 12.492, datado de 12 de março de 2025, que declara situação de emergência em saúde pública no município. A medida visa intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, garantindo uma resposta ágil e eficaz no atendimento à população.

Com este decreto, a administração municipal está autorizada a implementar medidas emergenciais, que incluem a aquisição de insumos, a contratação temporária de profissionais da saúde e a prorrogação de contratos e convênios administrativos que ajudem no controle da doença. Além disso, serão reforçadas as ações de vigilância epidemiológica e as campanhas de conscientização.

A Secretaria Municipal da Saúde fará a alocação estratégica dos servidores para atender às necessidades emergenciais, com foco na intensificação das visitas domiciliares e mutirões de combate às arboviroses. A recomendação é a suspensão de férias e folgas dos agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde envolvidos no enfrentamento da epidemia.

A prefeitura destaca a importância da colaboração da população no combate ao mosquito, solicitando que sejam eliminados possíveis criadouros em residências e estabelecimentos comerciais. Em caso de sintomas como febre alta, dores no corpo e manchas vermelhas na pele, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de saúde. A gestão municipal continuará a monitorar a situação epidemiológica e manterá a população informada sobre novas medidas e orientações.

As ações de combate ao Aedes aegypti são um trabalho contínuo na cidade. Equipes do Controle de Arboviroses estão ativas nas regiões com maior incidência de casos positivos de dengue. Nesta semana, os trabalhos estão concentrados na região do Maria Antônia. Desde segunda-feira (10), no Jardim Dall’Orto, os agentes de endemias realizam visitas casa a casa, buscam casos suspeitos e positivos da doença, verificam quintais, aplicam larvicidas quando necessário, retiram materiais inservíveis e distribuem telas milimétricas.

Os moradores também recebem orientações e panfletos sobre os sintomas das arboviroses e as medidas de controle do mosquito, além de ações em pontos estratégicos da cidade.

Fonte: SECOM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Post

Popular

Descubra mais sobre Jornal Spasso Cidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading