terça-feira, 26 agosto, 2025
Formatar Data em JavaScript

Sumaré conta com 18 pontos de coleta para descarte de óleo de cozinha usado

O programa Olho Vivo, da BRK, promove a destinação correta do óleo de cozinha usado em Sumaré, com 18 pontos de coleta disponíveis para a população.

A preservação ambiental e o descarte consciente do óleo de cozinha usado são temas centrais do programa Olho Vivo, da BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Sumaré, em parceria com a empresa Rico Óleo. O município já conta com 18 pontos de coleta em diversas regiões, permitindo que a população descarte o resíduo de forma correta e gratuita.

Estudos da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) revelam que o Brasil consome cerca de três bilhões de litros de óleo anualmente, sendo que um em cada quatro litros é descartado de maneira inadequada, totalizando 700 milhões de litros despejados irregularmente por ano. Essa prática prejudica a preservação de córregos e rios, além de impactar negativamente a rede de esgoto.

O óleo descartado incorretamente nas redes coletoras solidifica-se e forma placas que obstruem as tubulações, causando extravasamentos de esgoto e comprometendo a saúde dos moradores. Para combater esse problema, a BRK realiza palestras educativas nas escolas de Sumaré, abordando a importância do uso correto das tubulações de esgoto e do descarte adequado do óleo.

Para participar da iniciativa, a população pode armazenar o óleo usado em garrafas PET e levá-las a um dos pontos de coleta disponíveis. A lista de locais pode ser acessada no site da BRK: https://www.brkambiental.com.br/sumare/coleta-de-oleo. Além disso, escolas, instituições e condomínios interessados em se tornar pontos de coleta podem entrar em contato pelo e-mail sustentabrisp@brkambiental.com.br.

Fonte: Comunicação Regional SP

Artigo anterior
Próximo artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Post

Popular

Descubra mais sobre Jornal Spasso Cidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading