A FITec – Fundação para Inovações Tecnológicas – apresentou um sistema de inteligência artificial voltado para prevenção de furtos em lojas de varejo, capaz de identificar comportamentos suspeitos em tempo real e realizar reconhecimento facial de pessoas com histórico de envolvimento em furtos, gerando alertas imediatos para a segurança.
Desenvolvido com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e em parceria com a Huawei e a inventVision, o Sistema Integrado para Videomonitoramento Inteligente utiliza câmeras instaladas nos estabelecimentos e modelos de IA para detectar objetos, identificar pessoas e monitorar a movimentação de produtos de alto valor em prateleiras e gôndolas.
Todos os eventos detectados são registrados com trechos de vídeo gravados antes e depois de cada alerta. A plataforma de gerenciamento centraliza dados de múltiplos analíticos de vídeo, permitindo ações preventivas e o monitoramento remoto e simultâneo de diversas unidades.
Segundo a engenheira Astrid Maria Carneiro Heinisch, diretora executiva da FITec responsável pela Unidade Belo Horizonte, a solução foi instalada de forma experimental em algumas lojas de uma rede varejista em Belo Horizonte e demonstrou potencial para reduzir perdas por furto.
Além de melhorar a segurança, a tecnologia permite abordagens mais assertivas e reduz a necessidade de restringir o acesso a produtos.
A FITec apresentou a novidade no estande da instituição durante a Campinas Innovation Week. Na feira, realizada em julho, a instituição exibiu soluções nas áreas de transformação digital, inteligência artificial, IoT, conectividade e automação.
A FITec foi criada há 25 anos e mantém cinco unidades:
- Campinas (SP) — credenciada pela Embrapii
- São José dos Campos (SP)
- Belo Horizonte (MG) — credenciada pela Embrapii
- Recife (PE)
- Manaus (AM)
Fonte: Ateliê da Notícia