A Casa de Passagem de Hortolândia, um dos serviços de acolhimento a pessoas em situação de rua prestado pela Prefeitura, funciona agora em novo endereço, na Rua Sérgio Luiz de Souza, 314, no bairro Chácaras Assay. A mudança aconteceu na última sexta-feira (23/08) para que o imóvel estivesse em um local mais adequado, arejado e em melhores condições que o anterior, que funcionava na Região Central.
A Casa de Passagem é um espaço transitório de moradia para homens e mulheres entre 18 e 59 anos, bem como de famílias que tenham vínculo com o município e estejam em situação de rua. O objetivo do serviço é garantir os direitos básicos dessas pessoas e possibilitar o processo de saída delas das ruas. No espaço, que funciona 24 horas/dia, são ofertados cuidados de higiene, documentação e atendimento com equipe multidisciplinar (assistente social e psicólogo), além de oportunidade de convivência com outras pessoas. São disponibilizadas atualmente 40 vagas.
A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social explica que o tempo de permanência na Casa de Passagem dependerá de um critério importante: o vínculo da pessoa com o município, que é fundamental para determinar o período de estadia. Quem tem vínculo poderá ficar abrigado por até 30 dias, enquanto os chamados “trecheiros” ou os que não têm vínculo com o município poderão ficar por até cinco dias.
No local, os abrigados têm acesso a três refeições por dia (café da manhã, almoço e jantar), banho e pernoite. Também poderão fazer oficinas durante o dia e contar com uma equipe técnica multidisciplinar que realiza os atendimentos e os encaminhamentos necessários.
Além da Casa de Passagem, Hortolândia oferece outros serviços para a população em situação de rua, como o Centro POP (Centro Especializado para Pessoas em Situação de Rua), o Serviço de Abordagem Social, o Abrigo Institucional e o Programa Ressignifica Hortolândia.
Seja nos dias frios, seja em outro período, ao identificar em Hortolândia alguém em situação de rua precisando de ajuda, a população poderá entrar em contato com a Prefeitura, seja por meio do telefone (019) 2210-9144, seja pelo e-mail abordagemsocialesperancar@gmail.com.
Fonte: Prefeitura Municipal de Hortolândia