quarta-feira, 11 dezembro, 2024
Formatar Data em JavaScript

Saiba como Hortolândia acolhe pessoas em situação de rua

A Casa de Passagem de Hortolândia, um dos serviços de acolhimento a pessoas em situação de rua prestado pela Prefeitura, funciona agora em novo endereço, na Rua Sérgio Luiz de Souza, 314, no bairro Chácaras Assay. A mudança aconteceu na última sexta-feira (23/08) para que o imóvel estivesse em um local mais adequado, arejado e em melhores condições que o anterior, que funcionava na Região Central.

A Casa de Passagem é um espaço transitório de moradia para homens e mulheres entre 18 e 59 anos, bem como de famílias que tenham vínculo com o município e estejam em situação de rua. O objetivo do serviço é garantir os direitos básicos dessas pessoas e possibilitar o processo de saída delas das ruas. No espaço, que funciona 24 horas/dia, são ofertados cuidados de higiene, documentação e atendimento com equipe multidisciplinar (assistente social e psicólogo), além de oportunidade de convivência com outras pessoas. São disponibilizadas atualmente 40 vagas.

A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social explica que o tempo de permanência na Casa de Passagem dependerá de um critério importante: o vínculo da pessoa com o município, que é fundamental para determinar o período de estadia. Quem tem vínculo poderá ficar abrigado por até 30 dias, enquanto os chamados “trecheiros” ou os que não têm vínculo com o município poderão ficar por até cinco dias.

No local, os abrigados têm acesso a três refeições por dia (café da manhã, almoço e jantar), banho e pernoite. Também poderão fazer oficinas durante o dia e contar com uma equipe técnica multidisciplinar que realiza os atendimentos e os encaminhamentos necessários.

Além da Casa de Passagem, Hortolândia oferece outros serviços para a população em situação de rua, como o Centro POP (Centro Especializado para Pessoas em Situação de Rua), o Serviço de Abordagem Social, o Abrigo Institucional e o Programa Ressignifica Hortolândia.

Seja nos dias frios, seja em outro período, ao identificar em Hortolândia alguém em situação de rua precisando de ajuda, a população poderá entrar em contato com a Prefeitura, seja por meio do telefone (019) 2210-9144, seja pelo e-mail abordagemsocialesperancar@gmail.com.

Fonte: Prefeitura Municipal de Hortolândia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Post

Popular

Descubra mais sobre Jornal Spasso Cidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading