sexta-feira, 20 fevereiro, 2026
Formatar Data em JavaScript

Projeto social de Sumaré inspira jovem a ingressar na UNESP e reforça o poder transformador do audiovisual.

A estudante Yasmin Silva, moradora de Sumaré, foi aprovada no curso de Rádio e TV da UNESP após participar do Seminário Audiovisual do projeto social Plantando Cinema.

Realizado no final de 2024, o Seminário Audiovisual reuniu 25 jovens e adolescentes de Sumaré em oficinas e workshops gratuitos sobre cinema, narrativa, sustentabilidade, educação e inclusão social.

Para Yasmin, o contato direto com a linguagem cinematográfica foi um divisor de águas. O seminário despertou uma paixão e indicou um caminho profissional que ela passou a perseguir com dedicação, intensificando os estudos até garantir a vaga na universidade.

A conquista foi celebrada pela equipe do Plantando Cinema, que trata a aprovação como exemplo do impacto social buscado pelo projeto: oferecer ferramentas e oportunidades para que jovens vislumbrem novas trajetórias.

Idealizado pelo diretor de cinema Neto Nass e com produção executiva de Day Lima — ambos moradores de Sumaré e sócios da Prospero Filmes —, o Plantando Cinema é apresentado como a primeira Escola Audiovisual itinerante movida a energia solar do Brasil.

O projeto percorre diferentes regiões levando formação audiovisual e inclusão digital gratuita, democratizando o acesso ao cinema e às ferramentas de criação de conteúdo para quem dificilmente teria essa oportunidade.

A edição que resultou na jornada de Yasmin foi viabilizada por meio da Lei Paulo Gustavo, com incentivo da Secretaria de Cultura e da Prefeitura de Sumaré.

“Receber a notícia da aprovação da Yasmin foi um momento de pura emoção para toda nossa equipe. Prova que quando damos ferramentas e acreditamos no potencial dos jovens, eles voam. O Plantando Cinema nasceu exatamente para isso: plantar sementes que viram florestas de possibilidades.”

Day Lima, produção executiva e sócia da Prospero Filmes

“Ela é a prova viva de que nosso projeto funciona.”

Neto Nass, diretor de cinema e idealizador do Plantando Cinema

A equipe reforça que cada jovem que passa pelo Plantando Cinema leva consigo não só conhecimento técnico, mas a certeza de que sua voz pode se expandir por meio do audiovisual.

Yasmin sonhou, estudou e conquistou; agora, a expectativa é que sua trajetória inspire outras meninas e meninos de Sumaré e além.

Enquanto a comunidade celebra a aprovação, o Plantando Cinema segue com a missão de ampliar o acesso à formação audiovisual, experimentar soluções sustentáveis — como a mobilidade movida a energia solar — e fomentar a inclusão digital como alavanca de oportunidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Post

Popular

Descubra mais sobre Jornal Spasso Cidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading