Agentes do PROCON de Hortolândia, em parceria com o PROCON Estadual, realizaram a Operação De Olho No Copo em 15 de outubro de 2025, com visitas a bares, restaurantes e adegas entre 18h e 22h para orientar proprietários, funcionários e consumidores sobre cuidados na compra, venda e consumo de bebidas alcoólicas e prevenir a comercialização de produtos adulterados.
Detalhes da operação
A ação teve como objetivo prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e reduzir riscos à saúde dos consumidores. As equipes fizeram abordagens informativas nos estabelecimentos para reforçar práticas seguras na venda e no consumo de bebidas alcoólicas, sem caráter fiscalizatório.
Informações da operação
- Data: 15 de outubro de 2025
- Horário: 18h às 22h
- Local: Bares, restaurantes e adegas
Orientações ao consumidor
Durante as visitas, os agentes reforçaram orientações práticas para identificar possíveis sinais de adulteração e reduzir riscos ao consumir bebidas alcoólicas.
- Prefira estabelecimentos conhecidos ou de referência.
- Desconfie de preços muito baixos e promoções aparentemente fora do padrão.
- Observe a apresentação da embalagem e o aspecto do produto: lacre ou tampa tortos, rótulo desalinhado ou desgastado, erros de ortografia ou logos com variações.
- Atente para ausência de informações ou outras imperfeições perceptíveis no rótulo.
- Se notar diferença no momento do consumo, não realize testes caseiros (cheirar, provar ou tentar queimar a bebida), pois não são seguros nem conclusivos.
Após ingerir bebida alcoólica, o consumidor deve observar sintomas como visão turva, dor de cabeça intensa, náusea, tontura ou rebaixamento do nível de consciência e, em caso de necessidade, buscar atendimento médico imediato.
Atendimento descentralizado
O PROCON passou a atender a população para esclarecer dúvidas em diferentes unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), um dia por semana e em horários variados. A iniciativa visa integrar a descentralização dos serviços públicos e ampliar o acesso da população aos seus direitos.
A diretora do PROCON Hortolândia, Dra. Eliane Daluio Costa, destacou o caráter orientativo da ação e a importância de proteger consumidores e comerciantes que atuam corretamente.
“A comercialização do produto adulterado que causa sérios danos à saúde do consumidor, também prejudica o trabalho de donos de estabelecimentos comerciais que trabalham de maneira correta. A ação contribui com o comerciante que realiza seu serviço corretamente. A suspeita de vendas destas bebidas adulteradas causa prejuízo aos estabelecimentos. Este trabalho orientativo do PROCON não tem caráter fiscalizatório, mas sim, de fortalecimento no elo entre comerciante e consumidor.”
Fonte: Prefeitura de Hortolândia