sábado, 4 outubro, 2025
Formatar Data em JavaScript

Prisão de Lucas Cerqueira em Hortolândia revela uso de deepfakes

A prisão do influenciador Lucas Tiago Oliveira de Cerqueira em Hortolândia foi realizada em 1º, após investigação da Polícia Civil do Rio Grande do Sul que aponta Cerqueira como um dos chefes de um esquema que utilizava vídeos manipulados por inteligência artificial para aplicar golpes em consumidores.

O grupo explorava a imagem de celebridades como Gisele Bündchen, Angélica, Juliette e Sabrina Sato em falsas campanhas publicitárias. Segundo a investigação, o prejuízo pode ultrapassar R$ 210 milhões.

Lucas Tiago Oliveira de Cerqueira

Na prática relatada pela polícia, produtos anunciados como gratuitos eram veiculados em vídeos com celebridades e os interessados eram orientados a pagar apenas o frete. Os valores eram transferidos para contas de fachada e não havia entrega dos produtos.

A investigação apontou também que a maioria das vítimas não registrava ocorrência, o que dificultava a desarticulação do esquema. A Polícia Civil orienta que, mesmo em valores considerados baixos, é fundamental registrar ocorrência para viabilizar investigações e responsabilizações.

“Deepfake é a tecnologia que permite alterar fotos e vídeos por meio de inteligência artificial, trocando rostos, falas e contextos.”

Da Redação

A prisão em Hortolândia evidencia o uso da tecnologia em atividades criminosas. As autoridades recomendam revalidar informações em canais oficiais, checar a autenticidade de perfis e confirmar ofertas antes de fornecer dados ou realizar pagamentos.

Fonte: Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Post

Popular

Descubra mais sobre Jornal Spasso Cidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading