Denúncia nas redes sociais
O Presidente da Câmara Municipal de Sumaré, o vereador Hélio Silva, gravou um vídeo e postou em suas redes sociais onde aparece denunciando o acúmulo de lixo em áreas públicas e cobrando ação imediata da prefeitura. No vídeo, é possível ver o vereador em meio às pilhas de lixo, que já são familiares aos moradores de Sumaré. Hélio cobra da atual gestão uma ação rápida e eficiente para resolver o problema.
A atitude de Hélio é válida, já que está resguardada pela premissa do cargo que ocupa. Contudo, as reações nas redes sociais foram de indignação e até mesmo de deboche. Nos comentários feitos no vídeo, ficou clara a indignação com a incoerência do vereador que apenas agora resolveu se manifestar.
Hélio assumiu sua cadeira na Câmara em 2017, no mesmo ano em que Luiz Dalben assumiu como prefeito. Desde o início do mandato de Dalben, Sumaré enfrentava um grave problema com o lixo. Nos últimos anos de seu último mandato, Luiz deixou a situação do lixo chegar a patamares nunca antes vistos. A cidade estava – e ainda está – praticamente afundada em lixos acumulados em áreas públicas, nas ruas e nas administrações municipais.
Apesar do problema ser antigo, apenas agora o vereador resolveu cobrar o governo municipal, que não está sequer a um mês à frente da prefeitura. Enquanto Luiz era prefeito e a cidade se afundava em lixo, Hélio permaneceu em silêncio. A repentina, mas esperada, mudança na atitude de Hélio é bem-vinda no que diz respeito ao parlamentar exercer a função para a qual foi eleito, mas chama atenção pela incoerência quando no passado se recusou a fiscalizar o trabalho do governo aliado.