Setembro marca o início do período primavera-verão e a Prefeitura de Hortolândia intensifica, nesta semana, a busca ativa pelo Aedes aegypti nos bairros Jardim Santa Emília e Vila Real, mantendo a ação no condomínio Jardim de Mônaco. As equipes também retomam a vacinação contra a dengue nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Setembro abre o período mais quente do ano, quando o mosquito Aedes aegypti se torna mais ativo e tende a ocorrer aumento natural dos casos de dengue. O município mantém combate semanal ao inseto, vetor de outras arboviroses como chikungunya e zika.
As equipes da UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses) percorrem residências para executar a busca ativa e eliminar o Aedes aegypti ainda na fase larval. Quando larvas são encontradas, parte delas é recolhida para identificação em laboratório; a UVZ informa que 80% dos focos de criadouros estão em domicílios e orienta que moradores permitam a entrada das equipes.
Como evitar focos
- Recolher e evitar o acúmulo de objetos que possam acumular água, como garrafas PET, embalagens plásticas e pneus velhos.
- Armazenar adequadamente materiais de construção e manter quintais e áreas externas limpos.
- Descarte de recicláveis e entulho nos PEVs (lista de PEVs no portal da Prefeitura).
A Prefeitura alerta que o acúmulo de objetos pode ser carregado pelas águas da chuva e entupir a rede subterrânea, o que pode causar alagamentos em vias públicas. Em paralelo à busca ativa, o Jardim São Sebastião participa do projeto federal de armadilhas contra o Aedes aegypti; a UVZ realizou nova vistoria às armadilhas no mês passado.
Até o momento, Hortolândia registra 19.708 casos notificados de dengue neste ano, dos quais 6.821 são casos positivos; há 8 óbitos confirmados e 3 óbitos em investigação. Em relação à chikungunya, são 26 casos notificados, com 1 caso positivo e nenhum óbito. O município ainda não registra casos de zika neste ano.
A vacinação contra a dengue nas UBSs foi retomada depois que o município recebeu, no final de julho, novo lote de doses do governo do Estado. Hortolândia havia ficado sem receber o imunizante estadual desde junho.
Fonte: Prefeitura de Hortolândia