terça-feira, 2 setembro, 2025
Formatar Data em JavaScript

Prefeitura intensifica ações contra Aedes aegypti em Hortolândia e vacinação contra dengue é retomada

Setembro marca o início do período primavera-verão e a Prefeitura de Hortolândia intensifica, nesta semana, a busca ativa pelo Aedes aegypti nos bairros Jardim Santa Emília e Vila Real, mantendo a ação no condomínio Jardim de Mônaco. As equipes também retomam a vacinação contra a dengue nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Setembro abre o período mais quente do ano, quando o mosquito Aedes aegypti se torna mais ativo e tende a ocorrer aumento natural dos casos de dengue. O município mantém combate semanal ao inseto, vetor de outras arboviroses como chikungunya e zika.

As equipes da UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses) percorrem residências para executar a busca ativa e eliminar o Aedes aegypti ainda na fase larval. Quando larvas são encontradas, parte delas é recolhida para identificação em laboratório; a UVZ informa que 80% dos focos de criadouros estão em domicílios e orienta que moradores permitam a entrada das equipes.

Como evitar focos

  • Recolher e evitar o acúmulo de objetos que possam acumular água, como garrafas PET, embalagens plásticas e pneus velhos.
  • Armazenar adequadamente materiais de construção e manter quintais e áreas externas limpos.
  • Descarte de recicláveis e entulho nos PEVs (lista de PEVs no portal da Prefeitura).

A Prefeitura alerta que o acúmulo de objetos pode ser carregado pelas águas da chuva e entupir a rede subterrânea, o que pode causar alagamentos em vias públicas. Em paralelo à busca ativa, o Jardim São Sebastião participa do projeto federal de armadilhas contra o Aedes aegypti; a UVZ realizou nova vistoria às armadilhas no mês passado.

Até o momento, Hortolândia registra 19.708 casos notificados de dengue neste ano, dos quais 6.821 são casos positivos; há 8 óbitos confirmados e 3 óbitos em investigação. Em relação à chikungunya, são 26 casos notificados, com 1 caso positivo e nenhum óbito. O município ainda não registra casos de zika neste ano.

A vacinação contra a dengue nas UBSs foi retomada depois que o município recebeu, no final de julho, novo lote de doses do governo do Estado. Hortolândia havia ficado sem receber o imunizante estadual desde junho.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Post

Popular

Descubra mais sobre Jornal Spasso Cidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading