A Secretaria de Saúde de Nova Odessa está finalizando a implementação de um novo sistema de Prontuário Eletrônico no HMNO e no Ambulatório, com o objetivo de eliminar o uso de fichas impressas e interligar toda a Rede Municipal de Saúde.
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa está em fase final de adoção de um novo sistema de Prontuário Eletrônico no Hospital e Maternidade Municipal Dr. Acílio Carreon Garcia (HMNO), no Ambulatório de Especialidades e no Pronto Atendimento Municipal do Jardim Alvorada (PAM). Com essa mudança, o uso de fichas de atendimento e de medicação impressas será eliminado, facilitando o processo de atendimento.
Agora, os pacientes precisarão apenas das receitas e, se necessário, dos atestados médicos ao final do atendimento. Desde a recepção até a consulta, pedidos de exames e prescrição de medicação, todas as etapas serão registradas digitalmente pelos profissionais de saúde, garantindo maior precisão nos horários e na documentação.
O sistema já foi instalado nas unidades da Rede de Atenção Básica, e em breve, toda a Saúde Municipal estará interligada, restando apenas o Centro de Referência de Infectologia (CRI) e o Centro de Referência de Saúde da Mulher (CRESAM) para serem conectados ao Prontuário Eletrônico.
A secretária municipal de Saúde, Adriana Welsch, destacou que “o Prontuário Eletrônico traz muita segurança para os pacientes, médicos e gestores, permitindo que o histórico de atendimentos do paciente seja acessado diretamente no computador, o que facilita diagnósticos mais precisos”.
A médica clínica geral Brenda Soares, do Pronto Socorro do Hospital Municipal, elogiou o sistema, afirmando que ele proporciona maior agilidade e segurança no atendimento, além de facilitar a emissão e leitura das receitas.
A adoção do Prontuário Eletrônico também será uma ferramenta importante para os médicos especialistas, que agora poderão acessar todo o histórico de atendimentos e exames do paciente diretamente na tela, agilizando o processo de diagnóstico. Cleber Carvalho, chefe de Seção na Secretaria de Saúde, ressaltou que o sistema ajuda a evitar a perda de fichas, o que pode comprometer o recebimento de valores da Tabela SUS e impactar os indicadores de qualidade da Saúde de Nova Odessa.
Fonte: Prefeitura de Nova Odessa