A Prefeitura de Nova Odessa, sob a liderança do prefeito Cláudio Schooder e do vice Alessandro Miranda, entregou na última terça-feira (25) as chaves de quatro veículos leves zero quilômetro para reforçar a frota da Secretaria Municipal de Saúde.
O investimento total na aquisição dos veículos, que inclui três modelos Fiat Mobi e uma Fiat Fiorino com baú refrigerado, foi de R$ 360.400,00. A Fiat Fiorino, que custou R$ 142.900,00, foi adquirida com recursos de uma emenda impositiva ao Orçamento do Município de 2024, de autoria do ex-vereador Wagner Fausto Moraes. Este veículo é destinado ao transporte de vacinas entre a Vigilância Epidemiológica e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), possuindo um sistema de refrigeração que pode atingir até -10°C, conforme as normas da Anvisa e do Ministério da Saúde.
Os três Fiat Mobi foram comprados com recursos de duas emendas ao Orçamento Municipal, também de Wagner Fausto Moraes, e uma emenda do deputado federal Alencar Santana, voltada para a Rede de Atenção Básica do município.
A secretária de Saúde, Adriana Welsch, destacou que os novos veículos serão utilizados pela Central de Ambulâncias 192 e pela Rede de Atenção Básica para o transporte de pacientes e equipes técnicas. A Fiorino será utilizada exclusivamente para o transporte de vacinas, garantindo a segurança e a qualidade do armazenamento durante o trajeto.
Adriana ressaltou a importância da aquisição: “Esses novos veículos são um reforço importante para a frota da Saúde. Na Atenção Básica, por exemplo, eles vão nos auxiliar a ampliarmos as visitas domiciliares. Na Vigilância, vamos usá-los na ampliação da fiscalização sanitária.”
Desde 2021, a gestão municipal tem promovido melhorias no transporte de pacientes, com a substituição de ambulâncias antigas por veículos novos e modernos. Em 2023, a sede do Serviço de Atendimento Pré-Hospitalar (SAPH) 192 passou por reformas e ampliações, recebendo novos veículos para o transporte de pacientes e equipes.
Fonte: Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa