A Prefeitura de Hortolândia realiza esta semana busca ativa contra o Aedes aegypti no Jardim Boa Vista e Jardim Interlagos. A ação da UVZ visa eliminar criadouros do mosquito para proteger a população da dengue e outras doenças.
A Prefeitura de Hortolândia reforça a importância de os moradores deixarem os agentes municipais entrarem em suas casas para a busca ativa contra o Aedes aegypti. Nesta semana, equipes da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), órgão da Secretaria de Saúde, atuam nas regiões do Jardim Boa Vista e Jardim Interlagos.
Os agentes estão devidamente identificados com crachás e uniformes, compostos por camiseta verde e colete ocre, ambos com a inscrição da UVZ. A população deve ficar atenta para evitar golpes, pois os agentes não solicitam dados bancários nem informações pessoais, entrando apenas para detectar e eliminar criadouros do mosquito.
Para informações sobre as ruas e regiões contempladas pela busca ativa, os moradores podem contatar a UVZ pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.
Como funciona a busca ativa contra o mosquito
A busca ativa consiste em visitas domiciliares para identificar e eliminar focos do Aedes aegypti ainda na fase larval. Caso sejam encontradas larvas, elas são coletadas para análise laboratorial. Segundo a UVZ, 80% dos criadouros estão nas residências.
Além da eliminação dos focos, os agentes orientam os moradores sobre medidas para evitar a reprodução do mosquito. Também questionam se algum ocupante apresenta sintomas de dengue, zika ou chikungunya. Em caso positivo, a recomendação é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima ou de referência.
Projetos e dados epidemiológicos
A Prefeitura destaca que o Jardim São Sebastião participa do projeto federal de armadilhas para o combate ao mosquito.
Até o momento, Hortolândia registrou 19.259 casos notificados de dengue em 2025, com 6.631 confirmações e cinco óbitos. Sobre chikungunya, são 19 casos notificados, dois confirmados e dois em investigação. O município não registra casos de zika neste ano.
Essa ação reforça o compromisso da Prefeitura de Hortolândia com a saúde pública e o meio ambiente, contribuindo para a prevenção de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti na região metropolitana de Campinas, que inclui cidades como Sumaré, Nova Odessa e Paulínia.
Fonte: Prefeitura de Hortolândia