A Prefeitura de Hortolândia anunciou a prorrogação para 24 de março das datas de pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU 2025, mantendo o desconto de 9%. A medida foi estabelecida pelo Decreto Municipal 5.589, publicado em 7 de março.
A Prefeitura de Hortolândia prorrogou para o dia 24 de março as datas de pagamento da cota única, que oferece 9% de desconto, e da primeira parcela do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2025, além da TMRS (Taxa de Manejo de Resíduos Sólidos), conhecida como “Taxa do Lixo”. A decisão foi formalizada no Decreto Municipal 5.589, publicado na edição 2398 do Diário Oficial Eletrônico.
A prorrogação se deve ao atraso no recebimento dos carnês, em função do período do Carnaval, já que as datas de pagamento estavam inicialmente previstas para encerrar em 10 de março. A Secretaria de Finanças informou que pedidos de revisão do IPTU também tiveram o prazo prorrogado para a nova data.
Os contribuintes que ainda não efetuaram o pagamento devem estar atentos a algumas orientações: se o boleto impresso recebido em casa estiver com a data de 10 de março e apresentar erro, é possível retirar a segunda via do documento com a nova data no site da Prefeitura. O link para a obtenção da 2ª via é https://www.hortolandia.sp.gov.br/IPTU2025/.
O atendimento presencial da Secretaria de Finanças, que foi estendido desde 18 de fevereiro, ocorrerá até 10 de março, das 7h às 19h. Após essa data, o atendimento será realizado de segunda a sexta, das 8h às 17h. O atendimento telefônico permanece disponível das 8h às 17h, pelo número 0800.779.1913 ou pelo (19) 3965-1400. Outra opção de atendimento é escrever para o e-mail: atendimentocontribuinte@hortolandia.sp.gov.br.
Neste ano, aproximadamente 90 mil carnês de IPTU foram emitidos. O imposto é fundamental para a arrecadação municipal, sendo utilizado para a manutenção de serviços públicos como escolas, unidades de saúde e conservação de áreas públicas.
Os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista do IPTU terão um desconto de 9%. Para quem preferir parcelar, o pagamento poderá ser feito em até dez parcelas, com a segunda parcela vencendo em 10 de abril. O valor do IPTU para 2025 foi atualizado em 4,87% devido à inflação e mais 5% pela atualização da planta genérica de valores.
A Prefeitura também concede isenção do IPTU a aposentados, pensionistas, pessoas com comorbidades, carentes, deficientes e beneficiários do LOAS. A isenção é automática para essas categorias, enquanto outros interessados devem solicitar presencialmente ou pelo Portal da Prefeitura.
A Taxa do Lixo, que acompanha o carnê do IPTU, também poderá ser paga até 24 de março, sem desconto para pagamento à vista. As parcelas mensais começam em 24 de março, com vencimento no dia 10 de cada mês até dezembro de 2025.
Fonte: Prefeitura de Hortolândia