A Prefeitura de Hortolândia abriu, em 1º de setembro de 2025, inscrições para o curso gratuito “Treinamento para Manipuladores de Alimentos”, oferecido pelo Programa Cozinhalimento. As inscrições vão até 19 de setembro e há 25 vagas disponíveis.
O curso é promovido pelo Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e será realizado nos dias 23 e 24 de setembro de 2025, das 13h às 17h, na Cozinha Escola Comunitária, Avenida Osvaldo de Souza, 375, Jardim Novo Ângulo.
Informações do Evento
- Data: 23 e 24 de setembro de 2025
- Horário: 13h às 17h
- Local: Cozinha Escola Comunitária, Avenida Osvaldo de Souza, 375, Jardim Novo Ângulo
- Vagas: 25
Conteúdo e carga horária
A formação tem carga horária de oito horas e é composta por sete módulos, que abordam os principais cuidados na manipulação de alimentos.
- Entendendo a contaminação dos alimentos
- Ambiente de Manipulação e Cuidados com a Água
- Manuseio do Lixo e Controle de Vetores e Pragas
- Higienização
- Manipuladores e Visitantes
- Etapas de Manipulação dos Alimentos
- Documentação e Função do Responsável pelo Serviço
Como participar
- Inscrições: pelo portal https://facil.hortolandia.sp.gov.br/login (ter conta no portal gov.br facilita o procedimento)
- Prazo: até 19 de setembro de 2025
- Requisitos: moradores de Hortolândia a partir de 16 anos; não ter participado de curso nos últimos três meses; disponibilidade para os dois dias de formação
- Documentos para envio: RG ou CNH e comprovante de endereço
- Seleção do serviço: escolher “Cozinha Escola Comunitária – Curso de Culinária e Alimentação Saudável” (Sub Serviço “CREAN Unidade Novo Ângulo”)
- O sistema encaminhará SMS e/ou e‑mail em caso de pendências ou quando houver retorno sobre a inscrição
A nutricionista Bruna Barbosa da Cozinha Escola Comunitária reforça a importância das práticas ensinadas no curso.
“As boas práticas na manipulação de alimentos são o conjunto de práticas e cuidados adotados em todas as etapas que envolvem o contato direto e indireto com os alimentos. Essas práticas devem ser utilizadas por toda pessoa que trabalhe em um estabelecimento comercial de alimentos ou serviço de alimentação, que manipule ingredientes e matérias-primas, equipamentos e utensílios na produção, embalagens, produtos alimentícios embalados ou não, e que realizem fracionamento, distribuição e transporte de alimentos.”
Fonte: Prefeitura de Hortolândia