O CRI (Centro de Referência em Infectologia) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa completou um ano de atividades no domingo, 1º de dezembro de 2024. Para marcar a data – e também o início da campanha anual de conscientização “Fique Sabendo – Dezembro Vermelho” –, a equipe do serviço de Saúde promoveu na segunda-feira (2 de dezembro) um café da manhã especial para pacientes, autoridades convidadas e profissionais da área.
O prefeito Cláudio Schooder (Leitinho) acompanhou a celebração, junto com a secretária de Saúde do Município, Adriana Welsch, e o vereador Oseias Jorge, além de toda a equipe do Centro de Referência. O prefeito parabenizou a equipe, afirmando: “Quero agradecer a todos os colaboradores do CRI pelo excelente trabalho. Parabenizo toda a equipe pela dedicação com os pacientes – desde quem faz a limpeza até os médicos, todos são muito importantes e desempenham seu papel fundamental no time”.
Para a enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município, Paula Mestriner, a criação do CRI pela atual gestão municipal em 2023 é “motivo de orgulho” para a Rede Pública de Saúde da cidade. “Só tenho a agradecer e parabenizar todas essas pessoas que fazem parte desta família que é o CRI. A união e o coração enorme que acolhe todos que precisam deste serviço são muito especiais e fazem a diferença na vida de todos os pacientes”, declarou Paula.
BALANÇO
Durante o primeiro ano de atividades, o Centro de Referência em Infectologia realizou 4.869 atendimentos, envolvendo profissionais de Enfermagem, farmacêuticos, infectologistas, psicólogos e assistentes sociais. Também foram contabilizados os procedimentos da coleta de CV e CD4/CD8 HIV, genotipagem para HIV, além das coletas dos exames de hepatite B, C e IGRA.
A diretora de Saúde do Município, Joseane Gomes Martins, destacou: “Apresentamos todos os números do CRI desde sua inauguração e como foi este primeiro ano de trabalho intenso, bem como as ações que já temos programadas para o próximo ano. Uma nova ‘linha do tempo’ da evolução da AIDS em Nova Odessa foi apresentada e permanecerá exposta durante todo o mês. As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) também terão a ‘linha do tempo'”.
A secretária de Saúde, Adriana Welsch, acrescentou: “Os profissionais daqui trabalham com muita humanização e os munícipes que são atendidos se sentem muito bem acolhidos em todos os setores. Aqui são realizados desde os testes rápidos até os mais complexos, com profissionais competentes e preocupados com a saúde e bem-estar dos pacientes”.
O vereador Oseias Jorge também parabenizou o trabalho realizado pelo CRI durante este primeiro ano de funcionamento: “A saúde para mim é tudo na administração e tenho me esforçado para ajudar esta pasta. Este ano, consegui trazer R$ 2.400.000,00 em emendas para a Saúde de Nova Odessa, para ajudar cada vez mais a população”.
O CRI está localizado na Rua 1º de Janeiro, nº 280, no Centro da cidade. O atendimento acontece das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira.
Fonte: Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP