quinta-feira, 7 novembro, 2024
Formatar Data em JavaScript

Prazo para MEIs se cadastrarem no DET encerra em uma semana

No dia 1° de agosto, encerra-se o prazo para que Microempreendedores Individuais (MEI) atualizem as informações cadastradas no sistema Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET). A plataforma possibilita a comunicação entre o órgão de Inspeção do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e o empreendedor.

A atualização é feita por meio digital e é necessária para empresas de todos os portes, independentemente de terem funcionários. Os prazos para outras categorias de empresas se encerraram em março e maio deste ano, e o prazo para MEIs havia sido prorrogado.

Segundo o Ministério do Trabalho, é preciso manter atualizado pelo menos um endereço postal eletrônico (e-mail), a fim de possibilitar o recebimento de alertas por ocasião da chegada de uma nova mensagem em sua caixa postal no DET.

O que é o DET?

O Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET) é uma plataforma eletrônica instituída pelo Governo Federal e administrada pela Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O sistema visa a assegurar a digitalização dos processos administrativos, garantindo maior segurança, transparência e redução dos custos operacionais.

A plataforma foi instituída de acordo com as determinações do Artigo 628-A da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que prevê “cientificar o empregador de quaisquer atos administrativos, ações fiscais, intimações e avisos em geral”, além de “receber, por parte do empregador, documentação eletrônica exigida no curso das ações fiscais ou apresentação de defesa de recurso no âmbito de processos administrativos”.

Como MEIs devem se cadastrar no DET?

Todos os CNPJs e CPFs já contam com cadastro no DET. Porém, é necessário realizar o primeiro acesso no sistema e atualizar as informações de contato, como e-mail e telefone, o que garante a notificação de eventuais comunicados.

O DET está disponível de forma online e gratuita. Veja como fazer a atualização:

  1. Acesse o site det.sit.trabalho.gov.br
  2. Faça o login utilizando uma conta www.gov.br/pt-br
  3. Verifique se você acessou o DET na conta CNPJ.
  4. Atualize os dados cadastrais, como nome, e-mail e telefone.

Fonte: Jornal Contábil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Post

Popular

Descubra mais sobre Jornal Spasso Cidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading