O complexo do Paço Municipal Palácio dos Migrantes “Prefeito Ângelo Augusto Perugini”, no Jardim Novo Ângulo, em Hortolândia, ganhará três anexos em fase final de obras para ampliar e tornar mais eficiente o atendimento aos serviços públicos.
Um dos anexos, voltado para a avenida Sabina Baptista de Camargo, abrigará o Poupatempo, serviço estadual que contará com apoio da Administração Municipal. Os outros dois prédios, com acesso pelo Corredor Metropolitano, serão a nova sede operacional das secretarias de Mobilidade Urbana e de Serviços Urbanos. A previsão é de que as obras sejam concluídas no próximo mês e a ocupação dos espaços ocorra até o final deste semestre, após adequações elétricas e de internet.
Com a vinda do Poupatempo para o complexo do Paço Municipal, a Prefeitura facilitará a vida do munícipe ao centralizar em uma mesma área diversos atendimentos já disponíveis no prédio da Prefeitura, como:
- IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano);
- PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador);
- regulação da saúde;
- Junta Militar;
- Cartão Inclusivo.
Após a mudança do Poupatempo, a população terá, no mesmo complexo, serviços como:
- emissão da CIN (Carteira Nacional de Identificação, antigo RG);
- renovação e segunda via de CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
- transferência de veículos, entre outros.
Atualmente o Poupatempo funciona na rua Argolino de Moraes, no prédio do Hortofácil. No segundo piso desse prédio está o DSO (Departamento de Saúde Ocupacional), órgão da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal, que também será transferido para as novas instalações no Paço Municipal. O prédio da rua Argolino de Moraes, quando desocupado, passará a abrigar a UBS Vila Real.
A Secretaria de Obras informa que o prédio destinado ao Poupatempo e à DSO tem 931,20 m² de área construída e 797 m² de estacionamento, com capacidade para 18 veículos. Nesta semana, a equipe acompanha a finalização do trabalho no piso.
Mobilidade e Serviços Urbanos
O prédio que receberá a equipe operacional de Mobilidade Urbana possui 600 m² de área construída e 495 m² de estacionamento. Nesta semana, são realizados serviços de instalação de divisórias nos banheiros e finalização do assentamento de porcelanatos.
A Secretaria de Mobilidade Urbana prevê 26 servidores para as novas instalações, entre agentes de trânsito e equipe de implantação de sinalização vertical, horizontal e semafórica.
“No novo prédio ficarão almoxarifado, guarda de máquinas, equipamentos, veículos, além de laboratório de programação da equipe semafórica”, destacou o diretor de Projetos de Mobilidade, Ricardo Barbosa. “O prédio onde funciona atualmente a Secretaria de Mobilidade Urbana, localizado no Remanso Campineiro, será reformado e transformado em Escola Pública de Trânsito, onde serão ensinadas boas práticas no trânsito para crianças e jovens da cidade.”
O anexo da Secretaria de Serviços Urbanos conta com 612 m² de área construída e 815 m² de estacionamento, onde ficarão maquinários como caminhões, caçamba, tratores e retroescavadeiras. Nele funcionarão a diretoria de Regionais; a diretoria de Manutenção de Solo, Parques e Jardins; a engenharia; e o almoxarifado de materiais leves.
Conforme a Secretaria de Obras, nesta semana estão em execução a instalação de divisórias nos banheiros, a finalização dos porcelanatos e a conclusão do reboco externo. O prédio da Secretaria de Serviços Urbanos, atualmente na avenida Olívio Franceschini, futuramente será ocupado pelo grupamento do Corpo de Bombeiros de Hortolândia.
“Teremos cerca de 25 servidores neste novo prédio, profissionais que cuidam dos serviços administrativos e das operações diárias, além da equipe de fiscalização que atua em parceria com a Sabesp”, descreveu o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.
Sustentabilidade, tecnologia e modernidade
A construção dos anexos segue a perspectiva de sustentabilidade, tecnologia e modernidade adotada no novo Paço Municipal, cujo prédio principal foi entregue em 29 de maio de 2024. O edifício principal tem 10.000 m² de área construída e abriga cerca de 1.000 funcionários de diversas secretarias.
O Palácio dos Migrantes “Prefeito Ângelo Augusto Perugini” é destaque em eficiência energética, com usina de geração de energia limpa, estação para carregamento de veículos elétricos, paisagismo, praça esportiva e políticas de redução do uso de papel e incentivo a práticas que colaboram com a proteção ambiental.
Fonte: Prefeitura de Hortolândia.
