Pilotos baseados no Kartódromo Internacional San Marino, em Paulínia (SP), conquistaram resultados na 23ª ROK Cup SuperFinal, realizada entre 14 e 18 de outubro de 2025, no South Garda Karting, em Lonato (Itália). Cristiano Mantovani foi campeão na categoria Expert ROK Plus e André Cortado terminou em 5º lugar na mesma categoria.
A competição reuniu mais de 300 competidores de 44 países e foi disputada em cinco classificatórias de 10 voltas, com a pontuação somada para definir o grid da final de 20 voltas. As provas exigiram consistência nas tomadas de tempo e ritmo nas corridas classificatórias para garantir boa posição na decisão.
Mantovani e Cortado treinaram no início da semana para conhecer a pista e ajustar chassi, motor e carburador; as disputas nas classificatórias começaram na quarta‑feira, 15 de outubro. A preparação foi importante para as táticas adotadas nas corridas e para a recuperação nas tomadas de tempo.
Na tomada de tempo, Mantovani largou em oitavo e avançou gradualmente até a segunda posição, mas recebeu uma penalização na quinta classificatória por queima de largada. Na final, largou em segundo, caiu para quinto e recuperou posições com ritmo e estratégia até cruzar a linha em segundo; após a penalização do líder, conquistou o título na Expert ROK Plus, seguido pelos italianos Tino Donadei e Marco Beretta.
Cortado fez a tomada de tempo na sexta posição, manteve‑se entre o 6º e o 5º nas três primeiras classificatórias e chegou em 4º na quarta prova. Na quinta corrida vinha em terceiro quando foi empurrado na última volta e capotou no fim da reta; mesmo assim, participou da final e permaneceu entre os cinco até o fim, alcançando o 5º lugar.
Diogo Mazon também representou o Brasil na categoria Senior ROK. Os pilotos competem regularmente nos regionais Fanatici Kart e no Campeonato San Marino — única competição regional federada à Federação de Automobilismo de São Paulo (Fasp) — e integram equipes de Paulínia.
Informações do Evento
- Data: 14 a 18 de outubro de 2025
- Local: South Garda Karting, Lonato (Itália)
- Competidores: mais de 300 de 44 países
“Eles representam o alto nível técnico e o comprometimento dos pilotos que treinam e competem aqui. Nossa pista oferece diversas possibilidades de traçado, o que contribui para o aperfeiçoamento e a consolidação do talento de muitos deles, preparando‑os para desafios nacionais e internacionais.”
Fotos: Acervo pessoal
Fonte: PRÁXIS MÍDIA E CONTEÚDO