A Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria da Assistência Social e Proteção à Pessoa e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, está realizando a Campanha “Agosto Lilás”, com o objetivo de sensibilizar e informar a população sobre a identificação de situações de violência e os canais disponíveis para denúncias, promovendo uma rede de apoio e proteção para as vítimas.
O evento contou com a apresentação do promotor de justiça, Dr. Tiago do Amaral Barboza, que discorreu sobre a Lei 14.889/2024, que dispõe sobre planejamento e metas para o enfrentamento integrado da violência doméstica.
O guarda civil municipal, Diogo Antônio Ferro, da Secretaria Municipal de Segurança Pública, apresentou para o público presente o Botão do Pânico – aplicativo oferecido para mulheres vítimas de violência – e estatísticas de violência doméstica e familiar.
De acordo com a Secretária de Assistência Social, Rita Coelho, o encontro teve como objetivo oferecer palestras com foco na conscientização sobre os tipos de violências contra mulher, o planejamento e metas de enfrentamento.
“É importante registrar que a assistência social atua de forma integrada com as políticas de segurança pública e saúde, oferecendo apoio psicológico, jurídico e socioeconômico às vítimas. Além disso, promove a reintegração social e a autonomia das mulheres, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, completou a secretária.
A programação prosseguirá no próximo dia 25, com a palestra “O Silêncio Pode Calar Para Sempre, Denuncie”, que será conduzida pela psicóloga Paula Lima, a partir das 14h, na sede do Fundo Social de Solidariedade de Paulínia.
O encerramento está marcado para o dia 29 de agosto, no auditório da Prefeitura, às 14 horas, com a palestra “A Importância de Políticas Públicas para Garantir o Direito das Mulheres”, ministrada pela secretária de Desenvolvimento e Assistência Social de Campinas, doutora Vandecleya Moro.
O Agosto Lilás é uma campanha estabelecida pelo governo federal que transforma o mês de agosto em um período dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a mulher.