Desde a implementação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos em 2022, organizadores de grandes eventos em Campinas e cidades como Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia e Paulínia adotam parcerias com cooperativas e recicladoras para promover sustentabilidade e economia circular.
Nesse cenário, parcerias comerciais entre organizadores de eventos, cooperativas e recicladoras têm ganhado destaque como soluções efetivas para agregar valor sustentável aos eventos, destinando e reaproveitando corretamente os resíduos produzidos.
Uma pesquisa do IBGE, realizada em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, divulgada em 2024, confirma essa mudança de mentalidade no setor industrial. Das 9,8 mil empresas com 100 ou mais funcionários analisadas, 89% adotaram ao menos uma prática ambiental, sendo as relacionadas a resíduos sólidos a mais comum, com 79,6%.
“o papelcartão, normalmente utilizado para fabricar embalagens de alimentos e bebidas, é totalmente sustentável e reciclável, mas necessita de coleta, separação, armazenamento e tratamento corretos para tanto, o que cabe às cooperativas, ou a outras empresas especializadas. Com a parceria entre gerenciadores de logística reversa e cooperativas é possível fazer a seleção dos materiais e destinar aos recicladores como a nossa empresa, que consegue utilizar o papelcartão descartado como aparas para produzir nova matéria-prima para futuras embalagens, lembrando que ainda há exceção quando falamos de papel contaminado com gordura, resinas, plásticos e outros”. Aldinir Nascimento, diretor de Operações da MD Papéis
A economia circular ganha força com o reaproveitamento das aparas de papelcartão. Após a coleta, separação e armazenamento feitos pelas cooperativas durante e após os eventos, recicladoras como a MD Papéis recebem ou adquirem toneladas desse material, dependendo da parceria com os organizadores.

“Depois, tudo é triturado e retorna ao processo produtivo do papelcartão, com acréscimo de fibras virgens de celulose e outros tratamentos, até o produto final, que pode ser utilizado na fabricação de outras embalagens, ajudando a evitar o depósito desses materiais em aterros. Nossas linhas também são fabricadas com mais de 70% de aparas recicladas, algo muito positivo de se trabalhar junto ao público dos grandes eventos e da mídia, um tipo de capital socioambiental”. Aldinir Nascimento, diretor de Operações da MD Papéis
“É o tipo de investimento que gera um valor agregado muito importante ao evento, e que se transforma em marca registrada da empresa promotora”, enfatiza Aldinir Nascimento. Aldinir Nascimento, diretor de Operações da MD Papéis
A empresa é reconhecida por oferecer soluções inovadoras e ecológicas para a indústria de embalagens, com forte compromisso com o desenvolvimento humano e a preservação ambiental na região de Campinas e cidades vizinhas como Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia e Paulínia.
Para mais informações, acesse o site oficial da MD Papéis: MD Papéis – soluções sustentáveis em papelcartão.
Fonte: RA Comunicação