sexta-feira, 13 fevereiro, 2026
Formatar Data em JavaScript

Paço Municipal de Hortolândia terá rampas, piso podotátil e mapa tátil

A Prefeitura de Hortolândia finaliza o projeto para ampliar a acessibilidade do Paço Municipal Palácio dos Migrantes ‘Prefeito Ângelo Augusto Perugini’, no Jd. Novo Ângulo, com intervenções para atender integralmente à NBR 9050.

O prédio já conta com vagas demarcadas para PCDs, elevadores e banheiros adaptados, e receberá novas adequações para garantir acessibilidade plena conforme a norma técnica da ABNT.

A Secretaria de Obras finaliza, nos próximos dias, a juntada da documentação necessária para a licitação que escolherá a empresa responsável pelas intervenções. O prazo para conclusão deste processo é de cerca de 60 dias.

Após a contratação, as obras incluirão, tanto na área interna quanto externa do Paço Municipal:

  • implantação de rampas;
  • instalação de sinalização podotátil;
  • sinalização visual e instalação de mapa tátil nas entradas das secretarias;
  • adequação dos sanitários.

Desde esta segunda-feira, 09/02, o Paço Municipal conta com intérprete de Libras para atendimento ao público. Por meio da Central TILS (Tradução e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais), a Administração municipal garante a mediação linguística em Libras, permitindo que pessoas surdas tenham autonomia para acessar serviços e resolver demandas administrativas.

“A inclusão não pode ser apenas um discurso. Ela precisa estar presente no cotidiano, no atendimento, na forma como o cidadão é recebido pelo poder público. A Central TILS é um avanço concreto nesse sentido.”

Prefeito de Hortolândia

As adequações serão implantadas no prédio principal do Paço. Segundo a Secretaria de Obras, os três anexos em construção na área do Complexo do Paço Municipal já são acessíveis.

Estão em obras três instalações, sendo que uma abrigará o Poupatempo (serviço estadual que contará com apoio municipal) e o DSO (Departamento de Saúde Ocupacional) — e as outras duas serão as novas sedes operacionais das secretarias de Mobilidade Urbana e de Serviços Urbanos. A previsão é que as obras dos anexos fiquem prontas no próximo mês, e a ocupação dos espaços deve ocorrer até o final deste semestre, após adequação das instalações elétricas e de internet.

O prédio principal foi entregue em 29 de maio de 2024 e conta com 10 mil metros quadrados de área construída, abrigando cerca de 1.000 funcionários de diversas secretarias.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Post

Popular

Descubra mais sobre Jornal Spasso Cidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading