Contar com um arquiteto vai além da estética; garante o melhor aproveitamento dos espaços e o uso de um design inteligente, resultando em qualidade de vida e economia. Para a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, Andréa Hamilton Ilha, a atuação de um arquiteto em qualquer obra, seja de pequeno ou grande porte, é fundamental.
“Contar com um profissional capacitado, que garante a segurança da construção, bem como a qualidade dos materiais e técnicas aplicadas, é essencial. A segurança é um dos aspectos mais cruciais em qualquer obra, seja na construção de uma casa ou em uma simples reforma”, destaca Andréa.
Os arquitetos também desempenham um papel essencial na criação de ambientes que promovem saúde e bem-estar. Um projeto bem elaborado maximiza o potencial dos espaços e aborda uma das maiores preocupações ao se iniciar uma obra: a economia. Andréa explica que economizar vai além de gastar menos; trata-se de fazer escolhas inteligentes sobre onde e como investir os recursos.
“Economizar em uma obra é saber aplicar de forma eficiente os recursos disponíveis. Isso está diretamente relacionado com o planejamento. Quanto mais você pensar antes de executar, melhor será o resultado”, explica.
Beleza Aliada à Funcionalidade
A estética é um aspecto valorizado pelos arquitetos e deve ser pensada em harmonia com a funcionalidade e os desejos dos clientes. Para Andréa, a beleza é um fator decisivo na transformação dos espaços.
“Não faz sentido economizar e acabar com um espaço funcional, mas visualmente desagradável. A beleza é um elemento importante no processo de qualquer reforma ou construção”, afirma.
Planejamento é a Chave
Um bom planejamento pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um projeto. Andréa enfatiza a importância da empatia no trabalho do arquiteto.
“Nossa profissão nos ensina a enfrentar e solucionar problemas espaciais de maneira antecipada, através do projeto, minimizando ou até eliminando surpresas durante a execução”, conclui.
Além disso, é fundamental contratar um profissional habilitado e registrado no CAU/RS, pois apenas um arquiteto com registro pode emitir a RRT (Registro de Responsabilidade Técnica), garantindo a segurança de todas as partes envolvidas no projeto.
Entenda por que contar com um arquiteto
Confira a seguir cinco vantagens de contar com um arquiteto em sua obra ou reforma:
- Segurança: O arquiteto domina o conhecimento sobre materiais e técnicas adequadas para garantir a estabilidade e qualidade da construção.
- Saúde do ambiente: Áreas bem iluminadas e ventiladas promovem uma qualidade de vida superior.
- Economia inteligente: O arquiteto utiliza estratégias para otimizar tanto o espaço quanto os recursos financeiros.
- Estética e funcionalidade: O arquiteto cria ambientes que são belos e funcionais, unindo conhecimento técnico e artístico.
- Empatia e personalização: O arquiteto desenvolve projetos personalizados, atendendo às necessidades e expectativas únicas de cada cliente.
Exemplos Práticos e Depoimentos
Projetos como a reforma de uma residência em Porto Alegre, realizada pelo arquiteto João Silva, resultaram em um aumento de 30% no valor do imóvel após a implementação de um design funcional e estético. Clientes satisfeitos, como Maria e Pedro, afirmam:
“Contratar um arquiteto foi a melhor decisão que tomamos. O resultado superou nossas expectativas e valorizou nosso imóvel!”
Dados indicam que imóveis projetados ou reformados por arquitetos podem ter uma valorização de até 20% em relação ao mercado. Portanto, ao considerar uma obra ou reforma, contar com um arquiteto é um investimento que traz retorno em segurança, funcionalidade e valorização do patrimônio.
Fonte: Informações da Presidente do CAU/RS, Andréa Hamilton Ilha