A sigla TDAH significa Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. Trata-se de um transtorno neurobiológico com diagnóstico complexo, pois apresenta uma combinação de diversos sintomas. O TDAH tem causas genéticas, ambientais e biológicas e, em geral, se manifesta na infância.
Desatenção, impulsividade e hiperatividade são os sintomas mais comuns e se manifestam de maneira mais evidente no ambiente escolar, quando a criança é mais exigida em termos de atenção e raciocínio. Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, o transtorno atinge até 8% da população infantil, com predomínio do sexo masculino.
Tipos de TDAH
Somente um especialista pode oferecer um diagnóstico correto para identificar o TDAH. Cada uma das três variações apresenta um padrão de sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade ou uma combinação destas duas características.
Desatento
- Apresenta dificuldade para manter a concentração em um assunto específico e se distrai facilmente por qualquer estímulo externo;
- Erra muito por falta de atenção;
- Evita atividades que demandam esforço mental;
- Esquece o que gostaria de dizer;
- Tem dificuldade com a gestão do tempo e perde objetos;
- Não ouve quando é chamado.
Hiperativo/impulsivo
- Inquieto, não consegue ficar parado, mexe mãos e pés ao se sentar;
- Não lida bem com frustrações;
- Apresenta temperamento explosivo;
- Muda de planos de uma hora para a outra;
- Faz mais de uma atividade ao mesmo tempo porque tudo o entedia;
- Em geral, é imaturo;
- Tem dificuldade em se expressar porque a fala não acompanha a velocidade do pensamento.
Combinado
Identificar um caso de TDAH do tipo combinado não é tarefa simples, pois é preciso que o indivíduo apresente uma combinação dos tipos anteriores somado a sintomas de desatenção e hiperatividade. De qualquer maneira, é necessário investigar como e em que grau os sintomas interferem no cotidiano da pessoa.
Quais são os graus do TDAH?
- Leve: poucos sintomas, pequenos prejuízos sociais ou acadêmicos;
- Moderado: há uma mistura de sintomas e prejuízos leves e graves;
- Grave: muita expressão dos sintomas com real prejuízo social e acadêmico.
Como dito anteriormente, o diagnóstico de TDAH exige profundo conhecimento especializado. Em caso de dúvida, não hesite em procurar ajuda profissional.
Fonte: CLIA