quinta-feira, 12 dezembro, 2024
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O Dever de Ensinar e o Direito de Aprender: Um Olhar Sobre a Educação no Brasil

Nesta primeira quinzena de outubro, comemoramos duas datas relacionadas à construção de um futuro melhor para o Brasil: o Dia do Professor, em 15 de outubro, que celebra a criação das Escolas de Primeiras Letras por D. Pedro I em 1827, e o Dia da Criança, em 12 de outubro, instituído pelo Decreto 4.867 em 1924, durante o governo de Arthur Bernardes.

Cabe aos educadores atender ao dever do Estado, previsto na Constituição, de garantir o direito de aprender da infância e juventude. No entanto, ao longo de décadas, eles têm enfrentado condições inadequadas no ensino público, desde a estrutura física das escolas até políticas públicas educacionais ineficientes e a própria valorização profissional. Por isso, o magistério no Brasil tem sido um sacerdócio que merece reconhecimento, respeito e valorização.

A democratização da educação pública de qualidade continua sendo um grande desafio para o nosso país. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) mostram que, em 2021, cerca de 25% dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental não alcançaram o nível adequado de proficiência em leitura. A formação escolar adequada é essencial para a inclusão social, redução das desigualdades, melhoria da produtividade do trabalho, inovação e competitividade das empresas e da economia.

Mais do que criticar, é crucial destacar exemplos eficazes de melhorias no ensino brasileiro. Um caso concreto e bem-sucedido é o Programa Alfabetização Responsável (PAR), parte do Sesi para Todos. Essa iniciativa disponibiliza às escolas públicas soluções educacionais de excelência do Sesi-SP, oferecendo apoio contínuo e estratégias para aprimorar a aprendizagem em todo o Estado de São Paulo.

O programa visa corrigir um dos principais problemas do ensino público: a defasagem na alfabetização. Seu objetivo é garantir que as crianças aprendam a ler e escrever na idade certa, ou seja, até o segundo ano do Ensino Fundamental. Para isso, promove o desenvolvimento integral dos alunos, preparando-os para uma trajetória escolar de sucesso.

Em parceria com as prefeituras, o Sesi-SP oferece formação para professores e gestores, além de novos recursos pedagógicos que potencializam a leitura e a escrita na Educação Infantil e nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental. Essa etapa é considerada ideal para o pleno desenvolvimento infantil pelos pedagogos. O PAR se soma a outros três programas do Sesi para Todos: Recompondo Saberes, Novo Olhar e Avançando o Saber, formando uma base de apoio aos municípios na superação dos desafios da escolaridade, especialmente na recomposição das aprendizagens.

Ao celebrarmos o Dia do Professor e o Dia da Criança, é gratificante perceber que há soluções eficazes para potencializar o dever de ensinar e garantir o direito de aprender. Exemplos como o do Sesi-SP, instituição da Fiesp, devem ser multiplicados, permitindo que o Brasil forme sucessivas gerações cada vez mais capacitadas para conduzir nosso desenvolvimento.

Fonte: Roncon & Graça Comunicações

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