A Nova Odessa comemorou os 231 anos da fundação de Odesa, na Ucrânia, na terça-feira (2), com uma cerimônia em frente à Prefeitura que reuniu autoridades municipais, lideranças da sociedade civil e convidados.
A cerimônia incluiu o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Ucrânia, do Estado de São Paulo, de Nova Odessa e de Odesa.
O prefeito Cláudio José Schooder (Leitinho) conduziu a solenidade ao lado do secretário de Desenvolvimento Econômico e Promoção Social, Antônio Teixeira, e do secretário adjunto da pasta, Mateus Tognella. O cônsul honorário da Ucrânia em São Paulo, Jorge Ribyka, também participou.
A relação entre Nova Odessa e Odesa remonta a 1905. Na ocasião, Carlos Botelho, então secretário da Agricultura paulista, visitou a cidade ucraniana e se inspirou em seu urbanismo e arquitetura, o que levou ao batismo do município brasileiro.
Em 2025, os prefeitos Leitinho e Gennady Trukhanov assinaram um memorando de entendimento que estabeleceu cooperação em turismo sustentável, preservação histórica, desenvolvimento econômico e educação.
A cerimônia contou com o Canjica Sexteto, responsável pelos hinos do Brasil e da Ucrânia, e com a Fanfarra da EMEB Professora Alzira Ferreira Delegá, que encerrou as apresentações.
“Que esta data tão especial, celebrada com ainda mais alegria através do nosso acordo de cidades-irmãs, reafirme laços de fraternidade e união entre nossos povos.”
Seja pela memória histórica ou pelo acordo formalizado, Nova Odessa busca transformar sua ligação com Odesa em mais que uma coincidência de nome: um elo real de cooperação e identidade cultural.
Fonte: Da Redação