Representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Odessa participaram na última semana de uma oficina em Americana junto a técnicos da Coordenação Geral de Urgência (CGUR) do Ministério da Saúde e integrantes das Redes Municipais de Saúde da região. O objetivo do encontro foi discutir a viabilidade da criação de um SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) regional.
A proposta em pauta visa unificar o atendimento telefônico e os procedimentos técnicos de acionamento e socorro motorizado das “centrais de ambulâncias” das cidades participantes, incluindo Americana e Santa Bárbara d’Oeste. Essa unificação permitirá que as cidades recebam apoio financeiro do Governo Federal para aprimorar os serviços de urgência.
De acordo com a secretária de Saúde de Nova Odessa, Adriana Welsch, a reunião teve como propósito elaborar um projeto para a “regionalização” do SAMU, envolvendo diretamente Nova Odessa, Americana e Santa Bárbara. A coordenadora da Central de Ambulâncias 192, Mônica Monteiro, também esteve presente e destacou a importância do projeto para a cidade:
“A intenção é fazermos parte dessa regionalização e criarmos um SAMU Regional. A demanda por esse tipo de atendimento cresceu exponencialmente em nosso município, exigindo uma ação regional compartilhada. Estamos avaliando e discutindo os custos para a implantação e implementação da proposta,” explicou Mônica.
Atualmente, Nova Odessa conta com o SAPH (Serviço de Atendimento Pré-Hospitalar) 192 e a Central de Ambulâncias, que atua 24 horas por dia, sete dias por semana. Com ambulâncias de suporte básico em excelente estado e uma equipe experiente composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas, a Central 192 realizou cerca de 4.000 atendimentos em 2023 e mais de 1.200 atendimentos no último quadrimestre.
Os atendimentos com maior demanda vão desde emergências clínicas, como hipertensão e acidentes vasculares, até acidentes de automóvel, trabalho de parto e crises psiquiátricas.
Avanços na Infraestrutura
Desde 2021, a gestão municipal tem promovido significativos avanços na infraestrutura da Central de Ambulâncias 192. Se antes a situação da frota era precária, com veículos em condições deficitárias, agora a equipe conta com cinco ambulâncias praticamente novas. Destas, duas foram enviadas pelo Governo do Estado e as demais são locadas, todas trocadas por unidades novas nos últimos três anos.
A frota atual ainda inclui um micro-ônibus, três novas vans (uma adaptada para pacientes cadeirantes) e duas minivans. Recentemente, a Central passou por uma reforma total, finalizada em 2023 e realizada com recursos municipais, ganhando novo espaço para descanso da equipe e melhorias em acessibilidade.
Fonte: Prefeitura de Nova Odessa