quinta-feira, 11 dezembro, 2025
Formatar Data em JavaScript

Natal 2025: 1,8 milhão de pequenos negócios de SP serão beneficiados

Cerca de 1,8 milhão de pequenos negócios no Estado de São Paulo devem ser beneficiados pelas compras de Natal, com gasto médio estimado de R$ 125 por item e compra média de quatro presentes por consumidor, segundo pesquisa do Sebrae-SP.

Do total previsto, 1,34 milhão são Microempreendedores Individuais (MEIs) e 534 mil são micro e pequenas empresas.

A pesquisa apontou que 80% dos consumidores pretendiam gastar mais ou o mesmo que em 2024 — sendo 60% com intenção de aumentar os gastos e 20% de mantê-los — enquanto 18% planejavam reduzir o valor destinado às compras natalinas.

Os itens mais buscados nos pequenos negócios foram:

  • Roupas e calçados — 63%
  • Produtos de beleza e perfumaria — 48%
  • Brinquedos, jogos de tabuleiro e baralhos — 43%

Quanto ao momento das compras, 44% disseram que deveriam adquirir presentes cerca de 15 dias antes do Natal e 41% pretendiam aproveitar promoções e descontos. A pesquisa também indicou que 77% dos entrevistados usariam ao menos parte do 13º salário para as compras.

Sobre canais e formas de pagamento:

  • Redes sociais como fonte de informação — 53%
  • Lojas virtuais — 52%
  • Lojas físicas — 51%

A preferência por atendimento presencial permaneceu forte: 32% dos consumidores pretendiam fazer todas as compras em lojas físicas e outros 32% realizar a maior parte nesse formato; compras totalmente online foram opção de 4%. O Pix foi apontado como meio de pagamento preferido (52%) e o pagamento à vista prevaleceu (64%).

“A intenção mostrada na pesquisa de que 60% dos entrevistados planejam gastar mais do que em 2024, e 20% planejam gastar o mesmo, indica uma economia aquecida em relação ao comércio, o que alimenta o movimento dos pequenos negócios, fortemente dependentes do consumo interno.”

Pedro João Gonçalves, consultor do Sebrae-SP

Metodologia: a pesquisa “Natal 2025” foi elaborada a partir de duas sondagens — uma com opinião de empreendedores, realizada por telefone em colaboração com a Fundação Seade, e outra com consumidores por e-mail, realizada pelo Instituto Consulting do Brasil — entre 29 de outubro e 9 de novembro de 2025. O release disponibilizado pelo Sebrae-SP não trouxe informações sobre o tamanho da amostra (n) nem sobre margem de erro. O estudo está disponível em: sebrae.com.br

Fonte: Sebrae-SP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Post

Popular

Descubra mais sobre Jornal Spasso Cidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading