Cerca de 1,8 milhão de pequenos negócios no Estado de São Paulo devem ser beneficiados pelas compras de Natal, com gasto médio estimado de R$ 125 por item e compra média de quatro presentes por consumidor, segundo pesquisa do Sebrae-SP.
Do total previsto, 1,34 milhão são Microempreendedores Individuais (MEIs) e 534 mil são micro e pequenas empresas.
A pesquisa apontou que 80% dos consumidores pretendiam gastar mais ou o mesmo que em 2024 — sendo 60% com intenção de aumentar os gastos e 20% de mantê-los — enquanto 18% planejavam reduzir o valor destinado às compras natalinas.
Os itens mais buscados nos pequenos negócios foram:
- Roupas e calçados — 63%
- Produtos de beleza e perfumaria — 48%
- Brinquedos, jogos de tabuleiro e baralhos — 43%
Quanto ao momento das compras, 44% disseram que deveriam adquirir presentes cerca de 15 dias antes do Natal e 41% pretendiam aproveitar promoções e descontos. A pesquisa também indicou que 77% dos entrevistados usariam ao menos parte do 13º salário para as compras.
Sobre canais e formas de pagamento:
- Redes sociais como fonte de informação — 53%
- Lojas virtuais — 52%
- Lojas físicas — 51%
A preferência por atendimento presencial permaneceu forte: 32% dos consumidores pretendiam fazer todas as compras em lojas físicas e outros 32% realizar a maior parte nesse formato; compras totalmente online foram opção de 4%. O Pix foi apontado como meio de pagamento preferido (52%) e o pagamento à vista prevaleceu (64%).
“A intenção mostrada na pesquisa de que 60% dos entrevistados planejam gastar mais do que em 2024, e 20% planejam gastar o mesmo, indica uma economia aquecida em relação ao comércio, o que alimenta o movimento dos pequenos negócios, fortemente dependentes do consumo interno.”
Metodologia: a pesquisa “Natal 2025” foi elaborada a partir de duas sondagens — uma com opinião de empreendedores, realizada por telefone em colaboração com a Fundação Seade, e outra com consumidores por e-mail, realizada pelo Instituto Consulting do Brasil — entre 29 de outubro e 9 de novembro de 2025. O release disponibilizado pelo Sebrae-SP não trouxe informações sobre o tamanho da amostra (n) nem sobre margem de erro. O estudo está disponível em: sebrae.com.br
Fonte: Sebrae-SP




