A Prefeitura de Monte Mor realizou, em menos de um mês, o desassoreamento de 29,41% do trecho prioritário do Rio Capivari, entre os bairros Capuavinha e Jardim Progresso. O trabalho teve início em 25 de agosto e a equipe atua de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
A ação, terceira etapa do desassoreamento do rio, ocorreu após solicitação do prefeito Murilo Rinaldo ao Governo do Estado de São Paulo, que autorizou os serviços. O Estado solicitou à prefeitura a limpeza prévia das margens para facilitar o trabalho das máquinas; essa limpeza foi realizada pelas secretarias de Planejamento e Obras, Defesa Civil e Meio Ambiente e Agricultura em cerca de 500 metros de margem.
Até quinta-feira, dia 17, o desassoreamento percorreu aproximadamente 180 metros dos 612 metros previstos no Plano de Ação firmado com o Governo do Estado — o que representa 29,41% do total previsto — e foram retirados 8.500 metros cúbicos de material. A estimativa de escavação do leito é de 21 mil metros cúbicos, com raspagem da camada superficial em 500 metros cúbicos e recuperação de 6 mil metros cúbicos da margem.
A operação utiliza em média quatro caminhões basculantes, uma máquina embarcada, uma escavadeira hidráulica Long Reach e um trator de esteira. Estão envolvidos cerca de 15 trabalhadores, entre engenheiro civil, encarregado de obras, administrativo de obras, apontador, operadores de máquinas, motoristas e equipe de topografia.
A secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Maria Tereza Gomes Carneiro, explicou:
“O trecho em que o desassoreamento está sendo feito possui profundidade média escavada de 2 a 2,5m, extensão de 612m e largura média de 17 a 18m. Nossa estimativa é escavar 21 mil metros cúbicos do leito, realizar a raspagem da camada superficial em 500 metros cúbicos e recuperar 6 mil metros cúbicos da margem.”
O cronograma prevê três meses de ação na região do Jardim Progresso, com investimento de R$ 1.060.045,55 por mês, totalizando R$ 3.180.136,65 ao fim do trimestre.
O prefeito acompanhou as etapas do trabalho e afirmou que o desassoreamento tem como finalidade manter condições adequadas de disponibilidade e qualidade das águas superficiais para abastecimento e atenuar registros de inundações.
Fonte: Divulgação