O Ministério da Cultura e a Rumo trazem a peça circense “Pare, Olhe e Escute” a Sumaré, com apresentações em escolas nos dias 23 e 26 de maio. O projeto educativo visa conscientizar crianças e adolescentes sobre segurança ferroviária através da arte, com entrada gratuita.
A peça circense “Pare, Olhe e Escute”, produzida pela companhia paranaense Circo Teatro Sem Lona, será apresentada em escolas e locais públicos dos estados do Paraná e de São Paulo entre os dias 30 de abril e 28 de maio de 2025. Com patrocínio da Rumo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, o projeto tem como objetivo ensinar e orientar crianças e adolescentes sobre segurança ferroviária utilizando a linguagem circense.
Os temas abordados incluem as principais regras do trânsito, cuidados ao se aproximar de ferrovias, atenção ao barulho do trem e a importância de evitar travessias imprudentes.
A peça conta com uma equipe de três atores e é conduzida por um narrador de forma lúdica, promovendo a compreensão da importância do respeito às leis de trânsito e aos motoristas, garantindo a segurança de todos que transitam pelas ruas e ferrovias. A classificação é livre e a entrada é gratuita.
Programação em Sumaré
- Escola Reino da Garotada (23/05) – 9h e 13h30
- Escola Antônio Palioto (26/05) – 9h e 13h30
Endereço da Escola Reino da Garotada: R. Dr. Alberto Byngton Junior, 237, 87020-380 – Maringá – PR – Brasil. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 44 3026-4614 ou acesse o site da companhia Circo Teatro Sem Lona.
Sobre a Cia “Circo Teatro Sem Lona”: A Companhia maringaense Circo Teatro Sem Lona foi criada em 1996 com o objetivo de unir as linguagens de circo e teatro, resgatando a figura simbólica do pequeno circo de fundo de quintal, presente nas brincadeiras infantis. Desde sua estreia, participou de diversos festivais e mostras de teatro, conquistando mais de 70 prêmios em todo o Brasil. Realiza mais de 800 apresentações por ano e já se apresentou em mais de 1000 cidades, atingindo mais de dois milhões de espectadores.
Sobre a Rumo: A Rumo é a maior operadora logística ferroviária independente do Brasil, com uma malha ferroviária de 14 mil quilômetros que conecta as principais regiões produtivas aos três maiores portos do país. Mais do que uma operadora ferroviária, a Rumo se posiciona como uma empresa de soluções logísticas que movimenta o Brasil e o mundo.
Fonte: Divulgação