sábado, 4 outubro, 2025
Formatar Data em JavaScript

Justiça Eleitoral arquiva denúncia contra Willian Souza em Sumaré

A denúncia contra o ex-vereador e ex-candidato a prefeito de Sumaré, Willian Souza (PT), foi arquivada pela Justiça Eleitoral. A decisão ocorreu após a Polícia Federal concluir a autenticidade do diploma de Direito apresentado por ele, segundo anúncio feito pelo próprio nas redes sociais.

A denúncia, registrada em outubro do ano passado, alegava que o diploma, emitido pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba (FALC), teria sido expedido em 2020 — dois anos após a instituição ter sido descredenciada pelo Ministério da Educação para esse tipo de procedimento. O documento também mencionava vínculo da FALC com a Universidade Estadual do Amapá (UEAP), relação que a universidade negou.

Essas inconsistências deram origem a um processo na 362ª Zona Eleitoral, que foi encaminhado ao Ministério Público Eleitoral para apuração. Meses antes, a Polícia Civil do Amapá havia desarticulado, na Operação Graduation, um esquema de venda de diplomas que envolvia servidores da UEAP.

Com a apuração da Polícia Federal, a Justiça Eleitoral determinou o arquivamento da denúncia e considerou o episódio encerrado.

O diploma de Willian Souza é autêntico.

Polícia Federal

A demora na resolução do caso gerou estranheza entre parte da população, já que o episódio ocorreu em pleno processo eleitoral. Willian terminou o primeiro turno como segundo colocado, com mais de 40 mil votos, indo ao segundo turno contra Henrique do Paraíso (Republicanos). O processo se arrastou por doze meses e, juridicamente, a Justiça reconheceu a validade do diploma.

Fonte: Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Post

Popular

Descubra mais sobre Jornal Spasso Cidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading