Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, que começam na quarta-feira, 28 de agosto, devem reunir mais de 4.400 dos melhores atletas paralímpicos do mundo. O Brasil será representado por 279 atletas, contando com uma torcida apaixonada que também luta por políticas públicas e iniciativas que incluam pessoas com deficiência no esporte.
Thiago Souza, conhecido como Thiaguinho, atleta de Paulínia, é parte deste universo, tanto como atleta com deficiência quanto como torcedor. Em 2023, ele competiu na Segunda Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo, mas não obteve o índice para disputar a prova dos 100m na classe T11 (atletas cegos) em Paris. Agora, ele conciliará a rotina de treinos com a torcida pelos colegas que representarão o Brasil nos Jogos Paralímpicos, alguns dos quais são seus amigos.
Thiaguinho, que também acompanhou as Olimpíadas, destaca a importância da competição para os atletas com deficiência. “É um momento muito importante, muito especial. Os Jogos Paralímpicos atraem a atenção das pessoas e reforçam o debate sobre a necessidade do incentivo ao esporte na inclusão das pessoas com deficiência”, comenta.
Com uma carreira de 20 anos no atletismo, Thiaguinho conta desde o início com o apoio da Gencons Empreendimentos, construtora sediada em Paulínia. Para ele, o patrocínio é fundamental: “O esporte é um importante caminho para pessoas com deficiência redescobrirem a vida e encontrarem novos talentos. E o apoio é essencial para o atleta mostrar todo seu potencial esportivo”.
Acumulando mais de 180 medalhas em sua carreira, Thiaguinho mantém uma rotina rigorosa de exercícios e treinos. Seu próximo desafio é a 2ª edição dos Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo, que acontece em setembro, onde representará Paulínia. Em dezembro, participará do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa 2024 de Atletismo, visando melhorar seu tempo e ficar entre os três melhores na categoria 400 metros. Os Jogos Paralímpicos de Paris servem como inspiração adicional para o atleta paulinense alcançar seus objetivos.
Ernesto Donizete Moda, fundador e diretor da Gencons Empreendimentos, ressalta que a trajetória e as conquistas de Thiago Souza são exemplos de força e superação. “O Thiaguinho é um campeão dentro e fora das pistas. E para nós, apoiar o sonho de um jovem tão determinado é motivo de orgulho”, afirma.
Em 11 edições dos Jogos Paralímpicos, o Brasil acumulou 373 medalhas. Seu melhor desempenho foi em Tóquio 2020, onde ficou na sétima posição no quadro geral de medalhas. A expectativa para Paris é superar este ranking e alcançar um resultado histórico.
Fonte: ImPauta Comunicação