O Janeiro Branco 2026, com o tema “Paz. Equilíbrio. Saúde Mental”, reforça que cuidar da mente é um compromisso coletivo; em Sumaré a Sociedade Humana Despertar (SHD) realizou uma semana de atividades voltadas a crianças e adolescentes para estimular expressão emocional e fortalecimento de vínculos.
Na SHD, o psicólogo Eduardo de Carvalho Fiorin organizou dinâmicas específicas que incluíram quiz de saúde mental, gincana, brincadeiras e um rastreador de humor aplicado diariamente às crianças da entidade.
“As atividades do Janeiro Branco na SHD envolvem um quiz da saúde mental, com atividades de perguntas e respostas, gincana e brincadeiras, e também um rastreador de humor. Durante uma semana, cada criança descreve seu humor na entrada e na saída da SHD, colando figuras num mural.”
As dinâmicas foram pensadas para estimular a comunicação, a expressão emocional e o olhar coletivo sobre o bem-estar das crianças e adolescentes atendidos pela entidade.
“Para um psicólogo tudo depende do vínculo, por isso, embora meu trabalho seja focado no coletivo, prezo muito por estar presente no cotidiano com as crianças. A atuação de um psicólogo dentro de uma entidade envolve uma série de atribuições administrativas, mas, junto das crianças, busco criar uma relação de confiança e de certa leveza e espontaneidade. Hoje colho frutos de meses desse trabalho, com a confiança deles em mim. Observo comportamentos, cuido da convivência, analiso desenhos, noto frequências, qualquer mudança de humor, apetite, hábitos de sono, aparência, higiene. É um trabalho em tempo integral, afinal, são muitas informações que podem ser coletadas apenas com o olhar, que me trazem oportunidades de intervenção coletiva ou individual se necessário.”
A iniciativa integra projetos permanentes da SHD, entidade que completou 30 anos de atuação em 2025 e que promove desenvolvimento do potencial humano e inovação social.
Despertar das Artes
O programa Despertar das Artes oferece oficinas culturais e artísticas gratuitas para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, com atividades que contribuem para criatividade, disciplina e socialização.
- Dança
- Técnicas circenses
- Teatro
Há vagas abertas para novas turmas e a participação é gratuita. Inscrições e informações podem ser feitas pelo telefone (19) 3873-9015, pelo e-mail shd@shd.org.br ou presencialmente na sede da Sociedade Humana Despertar, Rua dos Pinheiros, nº 105, Jardim Basilicata (região do Picerno), Sumaré.
O projeto conta com patrocínios da Unimed Campinas, por meio da Lei Rouanet, e da Solenis, além do apoio do Grupo São Vicente, por meio do ProAC ICMS, e da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Fonte: A2N Comunicação




