quinta-feira, 7 novembro, 2024
Formatar Data em JavaScript

Instituto de Zootecnia de Nova Odessa Realiza 3ª Edição do ‘IZ de Portas Abertas’

O Instituto de Zootecnia (IZ), vinculado à Apta da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, promove nos dias 18 e 19 de outubro, sexta-feira e sábado, a 3ª edição do evento “IZ de Portas Abertas”. A programação ocorre das 9h às 17h, na sede do Instituto, localizada na Rua Heitor Penteado, nº 56, no Centro, com fácil acesso pela Avenida Carlos Botelho. Para mais informações, acesse a página do evento.

Este evento é uma oportunidade valiosa para a comunidade local, pois o Instituto abre suas portas para mostrar suas pesquisas, inovações e a difusão de tecnologias. A iniciativa também integra a Semana da Ciência e Tecnologia, com o intuito de incentivar as crianças a despertarem o interesse pela ciência e pesquisa, além de entender como os alimentos chegam até suas mesas.

Entre as novidades desta edição, haverá uma apresentação teatral pela entidade De Olho no Material Escolar, com o tema “Das culturas do Campo para as culturas do palco”, além de uma Feira de Ciências aberta ao público no sábado, das 9h às 13h.

Na sexta-feira, o IZ receberá alunos das escolas municipais e particulares de Nova Odessa já credenciadas para a Feira de Ciências. Eles terão a oportunidade de conhecer mais sobre as pesquisas na área de produção agropecuária e poderão interagir com os animais na Mini-Fazendinha.

No sábado, a programação inclui um show ao vivo, food trucks, Mini-Fazendinha, teatro, passeio de trem e demonstrações das diversas pesquisas realizadas na área de Zootecnia e produção animal pela centenária instituição paulista.

Sobre o Instituto de Zootecnia
Com 119 anos de história, o IZ se dedica ao desenvolvimento de pesquisas sobre melhoramento genético, nutrição, reprodução, sanidade e bem-estar de animais como bovinos de corte, vacas leiteiras, ovinos, suínos e aves, visando sempre a melhoria da produtividade e qualidade desses animais.

O diretor geral, Enilson Ribeiro, comenta: “Nossas pesquisas têm como objetivo melhorar a qualidade e reduzir os custos da produção de carne, leite, ovos e outros produtos de origem animal, em sistemas ambientalmente adequados e promovendo o bem-estar animal. Queremos aumentar a acessibilidade desses produtos à sociedade”.

O IZ também realiza pesquisas com culturas como soja, milho, sorgo, pastagens e leguminosas, contribuindo para a produção de alimentos para os animais. Além disso, desenvolve estudos que ajudam a otimizar a produção vegetal e animal e a utilização dos recursos naturais. “Realizamos pesquisas que contribuem para o tratamento de dejetos e a redução da emissão de gases poluentes, ajudando na mitigação das mudanças climáticas”, ressalta Enilson.

Fundado em 15 de julho de 1905, na Mooca em São Paulo, com o nome de Posto Zootécnico Central, o Instituto já teve várias transferências ao longo de sua história. Em 1975, foi transferido para Nova Odessa (SP), contribuindo significativamente para o desenvolvimento da cidade. Desde 1909, o IZ também realizava as primeiras seleções de gado da raça Caracu, na Fazenda de Seleção do Gado Nacional da Raça Caracu, em Nova Odessa.

Atualmente, o IZ conta com quatro centros e um Centro Avançado de Pesquisa em Sertãozinho, além de quatro núcleos regionais de pesquisa localizados em Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Registro e Piracicaba (Tanquinho). Essas estruturas ajudam a desenvolver pesquisas nas áreas de Produção Sustentável de Carne, de Leite e Sistemas Integrados de Produção Agropecuária, atendendo demandas dos produtores e contribuindo para a produção de alimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Post

Popular

Descubra mais sobre Jornal Spasso Cidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading