O Instituto de Zootecnia (IZ), vinculado à Apta da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, promove nos dias 18 e 19 de outubro, sexta-feira e sábado, a 3ª edição do evento “IZ de Portas Abertas”. A programação ocorre das 9h às 17h, na sede do Instituto, localizada na Rua Heitor Penteado, nº 56, no Centro, com fácil acesso pela Avenida Carlos Botelho. Para mais informações, acesse a página do evento.
Este evento é uma oportunidade valiosa para a comunidade local, pois o Instituto abre suas portas para mostrar suas pesquisas, inovações e a difusão de tecnologias. A iniciativa também integra a Semana da Ciência e Tecnologia, com o intuito de incentivar as crianças a despertarem o interesse pela ciência e pesquisa, além de entender como os alimentos chegam até suas mesas.
Entre as novidades desta edição, haverá uma apresentação teatral pela entidade De Olho no Material Escolar, com o tema “Das culturas do Campo para as culturas do palco”, além de uma Feira de Ciências aberta ao público no sábado, das 9h às 13h.
Na sexta-feira, o IZ receberá alunos das escolas municipais e particulares de Nova Odessa já credenciadas para a Feira de Ciências. Eles terão a oportunidade de conhecer mais sobre as pesquisas na área de produção agropecuária e poderão interagir com os animais na Mini-Fazendinha.
No sábado, a programação inclui um show ao vivo, food trucks, Mini-Fazendinha, teatro, passeio de trem e demonstrações das diversas pesquisas realizadas na área de Zootecnia e produção animal pela centenária instituição paulista.
Sobre o Instituto de Zootecnia
Com 119 anos de história, o IZ se dedica ao desenvolvimento de pesquisas sobre melhoramento genético, nutrição, reprodução, sanidade e bem-estar de animais como bovinos de corte, vacas leiteiras, ovinos, suínos e aves, visando sempre a melhoria da produtividade e qualidade desses animais.
O diretor geral, Enilson Ribeiro, comenta: “Nossas pesquisas têm como objetivo melhorar a qualidade e reduzir os custos da produção de carne, leite, ovos e outros produtos de origem animal, em sistemas ambientalmente adequados e promovendo o bem-estar animal. Queremos aumentar a acessibilidade desses produtos à sociedade”.
O IZ também realiza pesquisas com culturas como soja, milho, sorgo, pastagens e leguminosas, contribuindo para a produção de alimentos para os animais. Além disso, desenvolve estudos que ajudam a otimizar a produção vegetal e animal e a utilização dos recursos naturais. “Realizamos pesquisas que contribuem para o tratamento de dejetos e a redução da emissão de gases poluentes, ajudando na mitigação das mudanças climáticas”, ressalta Enilson.
Fundado em 15 de julho de 1905, na Mooca em São Paulo, com o nome de Posto Zootécnico Central, o Instituto já teve várias transferências ao longo de sua história. Em 1975, foi transferido para Nova Odessa (SP), contribuindo significativamente para o desenvolvimento da cidade. Desde 1909, o IZ também realizava as primeiras seleções de gado da raça Caracu, na Fazenda de Seleção do Gado Nacional da Raça Caracu, em Nova Odessa.
Atualmente, o IZ conta com quatro centros e um Centro Avançado de Pesquisa em Sertãozinho, além de quatro núcleos regionais de pesquisa localizados em Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Registro e Piracicaba (Tanquinho). Essas estruturas ajudam a desenvolver pesquisas nas áreas de Produção Sustentável de Carne, de Leite e Sistemas Integrados de Produção Agropecuária, atendendo demandas dos produtores e contribuindo para a produção de alimentos.