terça-feira, 14 janeiro, 2025
Formatar Data em JavaScript

Inauguração da Estação Elevatória de Esgoto no Bosque dos Eucaliptos: Um Marco para Nova Odessa

Nesta quarta-feira (18/12), a Coden Ambiental, empresa municipal responsável pelos serviços de Saneamento Básico de Nova Odessa, inaugurou a Estação Elevatória de Esgoto do Bosque dos Eucaliptos, que possui capacidade de coleta de até 46,8 metros cúbicos de resíduos sólidos por hora. O evento contou com a presença do prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho), dos vereadores Oseias Jorge e Tiãozinho do Klavin, dos vereadores eleitos Marcelo Maito e Lico Rodrigues, além de moradores do Bosque dos Eucaliptos e autoridades.

“Essa é uma obra muito importante para Nova Odessa, que vai bombear todo o esgoto do bairro e, também, resolver uma preocupação ambiental do município, eliminando os riscos de contaminação do lençol freático que está associado à utilização das fossas. É uma benfeitoria que valoriza esses imóveis no mercado e garante qualidade de vida”, afirmou o prefeito Leitinho.

A nova estação não apenas facilita o tratamento do esgoto, mas também traz benefícios diretos para os moradores, como a melhoria da saúde pública e a valorização dos imóveis. Além disso, a obra contribui para a preservação ambiental ao evitar a contaminação do solo e das águas subterrâneas.

A estrutura inclui um poço de sucção, que armazena o esgoto coletado, e uma casa de bombas, com motores que impulsionarão os efluentes para uma tubulação de recalque em tubos PEAD 160mm, com 1.046 metros de extensão. Esta tubulação se conecta a um poço de visita já existente na Avenida Brasil, de onde o material coletado seguirá de forma gravitacional até a Estação de Tratamento – ETE Quilombo.

A construção da Estação Elevatória de Esgoto no Bosque dos Eucaliptos atende a uma reivindicação antiga de aproximadamente 300 moradores das 61 chácaras que formam o bairro, que até agora dependiam do uso de fossas sépticas. “Apesar de contarem com rede de esgoto desde 2018, a topografia acidentada do bairro impedia que os efluentes pudessem ser transportados por gravidade até a ETE Quilombo. Com a nova estação elevatória, esse processo passa a ocorrer por meio de bombeamento”, explicou o presidente da Coden, Elsio Boccaletto.

A nova estação custou aproximadamente R$ 2 milhões e está instalada próximo ao cruzamento das ruas Francisco da Costa Coelho e Jesus Roza de Oliveira, no Bosque dos Eucaliptos. Os serviços foram executados em parceria com a Construtora Midas como contrapartida de quatro condomínios a serem edificados no bairro, tendo como primeiro lançamento o Residencial Aruba, localizado na Avenida São Gonçalo, que contará com 159 unidades habitacionais.

O sistema de esgotamento sanitário de Nova Odessa também conta com a Estação Elevatória do Parque dos Pinheiros e a Estação Elevatória do Jardim Nossa Senhora de Fátima. A Estação Elevatória do Parque dos Pinheiros tem capacidade de coleta de até 50 metros cúbicos de resíduos sólidos por hora e bombeia o esgoto de sete bairros de chácaras localizados na região Oeste da cidade. Já a Estação Elevatória do Jardim Nossa Senhora de Fátima é responsável pela transposição do esgoto de vários bairros até o interceptor que corre ao longo do Ribeirão Quilombo.

Graças à ETE Quilombo, a cidade deixou de lançar esgoto doméstico e industrial sem o tratamento adequado no Ribeirão Quilombo, devolvendo a esse corpo hídrico em média 90 litros de efluentes desinfectados por segundo, ou seja, água praticamente limpa. Atualmente, a rede de esgoto de Nova Odessa tem mais de 279 Km de extensão, com 96% da população contando com a coleta de esgoto e 100% do mesmo tratado.

Fonte: Diretoria de Comunicação da Prefeitura Municipal / SP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Post

Popular

Descubra mais sobre Jornal Spasso Cidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading